Fazenda prevê crescimento de 2,5% do PIB do Brasil para 2023

As previsões de crescimento foram revisadas positivamente para todos os setores.

Vice-presidente Geraldo Alckmin comemora números | José Cruz / Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou para cima sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), bem como reduziu a estimativa de inflação, de acordo com o Boletim Macrofiscal divulgado nesta quarta-feira (17). A SPE aumentou a projeção de crescimento do PIB de 1,9% para 2,5%, impulsionada pelo crescimento de 1,9% no primeiro trimestre e pela expectativa de queda dos juros no segundo semestre devido à desaceleração da inflação. A estimativa de crescimento para o ano de 2024 foi mantida em 2,3%.

As previsões de crescimento foram revisadas positivamente para todos os setores. A projeção para o setor agropecuário subiu de 11% para 13,2%. Para a indústria, a estimativa foi ampliada de 0,5% para 0,8%, enquanto para o setor de serviços, a projeção aumentou de 1,3% para 1,7%. No início do mês, o secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, anunciou que a projeção para o PIB deste ano ficaria entre 2,5% e 3%, enfatizando que o mercado financeiro previa inicialmente uma expansão de apenas 1% para a economia brasileira em 2023.

Guilherme Mello já havia destacado no dia 3 de julho que o crescimento da economia do Brasil estaria entre 2,5% a 3%. O relatório MacroFiscal é divulgado a cada dois meses e serve como parâmetro para que o Governo faça cálculos de arrecadação e despesas das contas públicas.

vice-presidente da República, Geraldo Alckmincelebrou os novos números em suas redes sociais, destacando o trabalho do ministro da Fazenda e afirmando que "o Brasil está de volta".

Em relação à inflação, a projeção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi reduzida de 5,58% para 4,85%. Embora a estimativa esteja acima da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para o ano, definida em 3,25% com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual, os limites inferior (1,75%) e superior (4,75%) foram respeitados. Para 2024, a projeção caiu de 3,63% para 3,3%.

Desaceleração do IPCA

A SPE atribuiu a revisão para baixo na estimativa de inflação em 2023 à desaceleração significativa do IPCA nos meses de abril e maio. Outros fatores que contribuíram para a queda na projeção foram o reajuste autorizado para planos de saúde, ligeiramente inferior ao previsto, a redução nos preços dos combustíveis nas refinarias e as revisões nas tarifas de energia elétrica residencial e de transporte público.

Para 2024, a projeção menor reflete a queda do dólar em relação ao real, a redução nos preços das commodities e os menores reajustes previstos para preços controlados. Segundo a SPE, a revisão para o próximo ano ocorreu tanto devido à desinflação esperada para 2023 quanto às condições projetadas para a demanda externa.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado para o cálculo do salário mínimo e para ajustar aposentadorias, é previsto para encerrar este ano com uma variação de 4,48%, de acordo com a SPE, em comparação com os 5,34% previstos no boletim anterior divulgado em maio. A projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que engloba o setor atacadista, bem como o custo da construção civil e o consumidor final, foi revisada de inflação de 2,06% para deflação de 2,21%.

A médio prazo, a SPE espera uma leve desaceleração para 2024, devido à diminuição da demanda internacional, resultando em menores exportações para o Brasil, e ao crescimento projetado menor para o setor agropecuário, que se estabilizará no próximo ano após um crescimento superior a 10% em 2023.

Apesar da desaceleração, a SPE prevê que o crescimento do PIB será mais equilibrado entre os setores da economia em 2024, com a indústria e os serviços melhorando em relação a este ano. O relatório ressalta que esses setores devem se beneficiar da melhoria do ambiente de negócios e da redução das incertezas decorrentes da aprovação das reformas fiscais e tributárias.

Outro fator que deve impedir uma desaceleração maior no próximo ano será a recuperação da demanda interna. O consumo será motivado pela redução das taxas de juros e pela implementação de medidas de estímulo, como o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as políticas sociais.

A SPE conclui afirmando que o consumo e o investimento devem receber um novo impulso com a redução dos juros, a diminuição da inadimplência, o novo PAC focado na transformação energética, as políticas de valorização do salário mínimo, a igualdade salarial entre homens e mulheres, o novo Bolsa Família e o programa Minha Casa, Minha Vida. Essas medidas devem ajudar a impulsionar a absorção doméstica, garantindo um crescimento sustentável e inclusivo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES