Fechamento legal de empresas que estão inativas é necessário

Empresários devem ficar alerta quanto a necessidade de fechar a empresa para não pagarem impostos cumulativos e obrigações acessórias

Burocracia exige disposição e tempo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Burocracia. Infelizmente essa é uma das palavras que estão presentes no dia-a-dia não apenas para quem deseja abrir um negócio, mas também para quem precisa fechar suas atividades. Além de longo, o processo de fechamento de uma empresa envolve várias exigências e, não se engane, também envolve custos.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Regional de contabilidade (CRC-PI), Tertulino Ribeiro Passos, a primeira coisa a se fazer quando decidir encerrar a empresa é fazer uma análise das contas e saber se não existe nenhuma pendência. ?Se encontrar pendências é necessário que a empresa cumpra todas elas, entregue as declarações de imposto de renda e veja se não vai ter pendências em relação que devem ser liquidados?, explica.

O profissional explica ainda que, feito isso, é preciso retirar então as certidões negativas na Receita Federal e no INSS e se dirigir à Junta Comercial para fazer um destrato. ?Após esse passo o empresário volta pra Receita Federal pede a baixa do CNPJ que é feita imediatamente e só então deve solicitar a baixa dos outros órgãos que vão verificar se está tudo dentro da legalidade?, explica Tertuliano Ribeiro que enfatiza, ?é preciso verificar todas as esferas que a empresa tinha inscrição para poder pedir baixa seja na Prefeitura, na Secretaria de Fazenda Estadual e na Receita Federal e junto a Previdência Social?.

O contador ainda alerta para aquela velha história de que os débitos de uma empresa prescrevem após cinco anos de inatividade e ela fecha sozinha. ?Isso não acontece mais e desde 1999 houve essa mudança, tem gente que se confia nisso e quando for ver você terá 5 anos de obrigações acessórias a pagar tornando tudo muito mais complicado?, argumenta.

Todo esse processo é demorado e exige bastante acompanhamento, por isso muitas pessoas acabam recorrendo a profissionais como contadores para que o processo com maior agilidade. No entanto, tudo que o profissional fará pode ser feito pelo empresário. A diferença é que o profissional tem mais agilidade porquê conhece todos os locais e os processos, tem mais experiência, podendo ser um facilitador no caso de necessidade do processo ser mais rápido. (M.R.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES