mais

Federal Reserve mantém juros e eleva inflação nos Estados Unidos

O banco central americano não deu nenhuma indicação de quando começará a reduzir o seu programa de compra de títulos, algo que era esperado que fosse discutido nesse encontro.

Os dirigentes do Federal Reserve (como é conhecido o banco central dos Estados Unidos) decidiram manter as taxas de juros no país entre 0% e 0,25%, além de continuar com as compras de ativos de US$ 120 bilhões por mês.

Apesar disso, a autoridade americana elevou sua projeção para a inflação medida pelo PCE, passando de 2,4% para 3,4% este ano, com o centro do PCE passando de 2,2% para 3%. Já para 2022 a perspectiva agora é de 2,1%, ante 2,0% projetado anteriormente.

Embora o Fed tenha elevado sua expectativa de inflação em um ponto percentual, o comunicado pós-reunião manteve o discurso que já tem feito há meses de que as pressões inflacionárias são “transitórias”. Além disso, eles seguem vendo a inflação tendendo para 2% no longo prazo.

Federal Reserve (como é conhecido o banco central dos Estados Unidos) Federal Reserve (como é conhecido o banco central dos Estados Unidos) 

O banco central americano não deu nenhuma indicação de quando começará a reduzir o seu programa de compra de títulos, algo que era esperado que fosse discutido nesse encontro. Apesar disso, o presidente do Fed, Jerome Powell, pode ainda trazer algum comentário sobre isso em sua coletiva nesta tarde.

Em sua decisão, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) indicou que os aumentos de juros podem ocorrer já em 2023, após indicar em março que não haveria aumentos até pelo menos 2024. O chamado gráfico de pontos das expectativas dos membros individuais apontou para duas altas em 2023.

As autoridades aumentaram suas expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano de 6,5% para 7% neste ano. Já a estimativa de desemprego permaneceu inalterada em 4,5%.

A decisão destaca ainda o progresso das vacinações contra a Covid-19, observando que “os indicadores de atividade econômica e de emprego se fortaleceram. Os setores mais adversamente afetados pela pandemia permanecem fracos, mas mostraram melhorias”.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail