Feriados, como o de Carnaval, vão causar perdas de R$ 44,9 bi

O Piauí, com feriados estaduais e municipais, terá, ao todo, 10 feriados nos dias úteis durante todo o ano.

PREJUÍZOS | Comércio tem grandes prejuízos com feriados | Reprodução Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os feriados nacionais e estaduais de 2012 juntos podem chegar a custar R$ 44,9 bilhões para a indústria

brasileira, segundo dados divulgados pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

De acordo com a organização, a perda equivale ao dobro do orçamento do Ministério dos Transportes e

significa que a economia pode deixar de produzir até 4,4% do PIB industrial.

O valor calculado pela federação é 21% maior do que o estimado para o ano passado. Isso porque os

feriados este ano ocorrerão em terças e quintas-feiras ? possibilitando que as segundas e sextas sejam ?enforcadas? junto com a folga -, o que não aconteceu em 2011.

Para o presidente do Sindicato dos Lojistas e Comércio de Teresina (Sindilojas), Luís Antônio Veloso, ?sempre que a indústria para, a riqueza deixa de ser produzida e deixam de circular as mercadorias, por isso é um grande prejuízo tanto para a indústria quanto para o comércio?, pontua.

Ao todo, sete feriados nacionais ocorrem em terças ou quintas-feiras: Carnaval (20 e 21 de fevereiro, segunda e terça), Dia do Trabalho (1º de maio, terça), Corpus Christi (23 de junho, quinta) e Proclamação da República (15 de novembro, quinta) e Natal (25 de dezembro, terça). Os feriados da Paixão de Cristo (6 de abril), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Sra. Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro) caem todos em uma sexta-feira.

Luís Antônio Veloso explica que algumas alternativas são usadas para compensar o número de feriados e que, muitas vezes, elas são resultado de acordo entre os sindicatos de classes e os sindicatos patronais. ?Temos feito negociações nos períodos mais movimentados, aumentando a carga horária de atendimento e dispensando os empregados em datas que não contribuem tanto para as venda, como é o caso do Carnaval?, finaliza.

Além dos feriados nacionais, ainda existem os feriados estaduais e municipais. O Rio de Janeiro e o Acre são os estados com o maior número de feriados estaduais que caem em dias de semana (são três em cada um). O Piauí, com feriados estaduais e municipais, terá, ao todo, 10 feriados nos dias úteis durante todo o ano. A FIRJAN prevê, então, que esses serão os estados que terão a maior perda relativa ? cerca de 5,3% do PIB industrial. O estudo aponta ainda que os estados mais industrializados são os que mais

devem sofrer perdas em sua produção industrial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES