Fernando Haddad defende queda expressiva da taxa de juros

É necessário que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central baixe os juros básicos da economia, a taxa Selic

Ministro defende corte mais expressivo na taxa de juros | Joédson Alves/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reiterou, nesta sexta-feira, 28, seu apoio à redução da taxa Selic, que atualmente está em 13,75% ao ano. A declaração ocorre às vésperas da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que se reunirá na próxima semana, na terça (1) e quarta (2), para definir o futuro dos juros no país. Haddad defende um corte mais significativo de 0,50 ponto percentual, indicando espaço para uma política monetária mais agressiva.

Ao comemorar a queda do desemprego e o aumento da nota do Brasil pela agência de classificação de risco Fitch, Fernando Haddad afirmou que “os ventos estão favoráveis”, no entanto, é necessário que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central baixe os juros básicos da economia, a taxa SelicDivulgada nesta sexta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) mostrou que a taxa de desocupação foi de 8% no trimestre encerrado em junho, sendo o menor resultado para o período desde 2014.

“Apesar do índice de desemprego estar abaixo da média dos últimos anos para o mês, a economia está sofrendo um processo de desaceleração por conta do juro real na casa de 10%, o que é quase o dobro do país que mais cobra juros depois do Brasil. Os ventos estão favoráveis. O mundo está olhando para o Brasil com outros olhos e outra percepção. E está mais do que na hora de nós alinharmos a política fiscal e monetária para o Brasil voltar a sonhar com dias melhores”, afirmou o ministro.

De acordo com o ministro, o caminho para o corte da Selic está pavimentado. A inflação está controlada. Levando em conta o cenário internacional, há espaço “extraordinário para o Brasil crescer mais e gerar mais oportunidades”. “Com certeza o caminho está pavimentado. No começo do ano, a pergunta era se o juro iria cair. Depois, passou a ser quando o juro ia cair. E, agora, quanto", relatou o ministro, enfatizando que há espaço largo espaço para corte razoável na Selic na próxima semana.

Estamos muito distantes do que o Banco Central chama de juro neutro, que é inferior a 5%. Estamos com o dobro do juro neutro. Então há um espaço generoso para aproveitar”, comentou, acrescentando que a alta taxa de juros do país causa preocupação na equipe do governo. “Nossa preocupação é com a desaceleração. A receita não está correspondendo. Temos que retomar a economia”, defendeu o ministro.

Sobre o número ideal para a Selic, Haddad faz uma conta simples e diz que para chegar a um patamar de juro neutro, deve se cortar 5% a taxa de juro real, o que seria necessário dez reuniões Copom, na media de meio por cento. "Dez Copons é quase até o final do mandato do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Ele tem 12 Copons. Então dá para ele ficar com muita vantagem. E ele ainda ficará acima do juro neutro”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES