FGTS já pode ser corrigido; veja como fazer em Teresina

Desde 1999 a Caixa Econômica Federal vem corrigindo o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço por indicador inadequado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderá passar por correções, beneficiando milhões de trabalhadores em todo o Brasil, inclusive no Piauí. Muitos ainda não sabem, por isso é necessário que fiquem atentos a essa questão.

Podem pedir correção do FGTS todas as pessoas que tiveram contrato formal de trabalho entre os anos de 1999 e 2013, inclusive aposentados e pessoas que já tenham sacado o benefício. Aqueles que têm parentes falecidos que tinham conta do FGTS também podem, com legitimidade, pedir a correção. Viúvas, viúvos, filhos e filhas de falecidos estão dentro deste rol de pessoas. O presidente da Comissão dos Direitos Trabalhistas da Ordem dos Advogados do Brasil, Carlos Henrique, explica que, por lei, os saldos do FGTS são corrigidos pela Taxa Referencial (TR). A partir de 1999, entretanto, esse indicador passou a perder para a inflação, o que significa que o dinheiro dos cotistas foi corroído pela elevação dos preços. ?A TR precisa ser substituído pelo INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor], para que os valores se aproximem dos índices inflacionários reais. Acreditamos que a tendência é que a Justiça aceite essa mudança?, disse.

Ou seja, o índice de correção determinado pela Lei é a TR, portanto legalmente este é o índice que deve ser utilizado. A CEF está cumprindo isso. A ação é para mudar o índice. Na semana passada, a luta por essa correção ganhou mais um aliado. A Defensoria Pública da União (DPU) entrou na Justiça na última segunda-feira (3) para tentar corrigir a correção FGTS pela inflação para todos os trabalhadores a partir de 1999. Em caso de eventual vitória da DPU, a decisão valerá para trabalhadores de todo o país e não apenas aqueles dos Estados abrangidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Na ação, a entidade pede para que a TR seja trocada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo comum ou especial (IPCA e IPCA-E, respectivamente). Também pode ser usado o mesmo indicador que Supremo Tribunal Federal (STF) definir para a correção dos precatórios (dívidas judiciais do governo com a sociedade), o que ainda não aconteceu.

Como o trabalhador deve agir

O primeiro passo para reivindicar o reajuste é juntar documentação referente aos depósitos já efetuados e procurar um advogado especializado em processos trabalhistas, levando cópia do RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e extrato do FGTS (solicitado na Caixa Econômica Federal). O processo não é aberto contra a empresa em que se trabalha ou onde trabalhou, mas sim contra o Governo Federal, que é quem arrecada o Fundo de Garantia.

O presidente da Comissão dos Direitos Trabalhistas da OAB explica que, além da ação individual, o interessado também poderá entrar com ação coletiva, através do sindicato que o representa. ?Dá ainda para entrar no juizado, sem advogado, mas eu não aconselho, pois a presença desse profissional ajuda a agilizar a ação?, argumentou.

Ele alerta ainda que, quem entrar na Justiça pela correção, deverá esperar um tempo até a decisão final, pois a Caixa Econômica Federal já afirmou que recorrerá de qualquer decisão contrária ao Fundo de Garantia.

A via judicial foi o único caminho encontrado, até o momento, para questionar o rendimento do fundo, já que a Caixa Econômica Federal não aceita a correção. A alteração do índice de correção do FGTS dependeria de uma mudança na lei que determina o índice a ser usado ou de uma decisão judicial com abrangência nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES