FGTS para doméstico passa a ser obrigatório a partir de outubro

O primeiro passo é cadastrar o empregado no sistema

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mordomos, motoristas, governantas, babás, jardineiros, copeiros, arrumadores, enfim, todos os trabalhadores que prestam serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial a partir de amanhã (1) terão mais um benefício. Isso porque começará a vigorar o Simples Doméstico.

Instituído pelo artigo 31 da Emenda Constitucional Nº 72/2013, o pacote torna obrigatório o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para todos os empregados domésticos. Agora, além da contribuição do INSS, que já é determinado por lei, os trabalhadores terão direito ao seguro contra acidentes e à indenização por demissão sem justa causa, benefícios que até hoje (30) são opcionais.

O contabilista Evandro Pinheiro Mendes explica que o empregador terá que recolher 8% para o INSS do empregado, depositar mensalmente, em favor do funcionário, o valor correspondente a 8% calculados com base na sua remuneração; 0,8% no seguro de acidente de trabalho e 3,2% de contribuição para garantir multa rescisória, caso o empregado doméstico seja demitido sem justa causa.

O empregado poderá fazer esse recolhimento através do pagamento de uma via única que pode ser emitida na ferramenta do governo Federal www.esocial.gov.br, na opção Guia FGTS. “O primeiro passo é cadastrar o empregado nesse sistema. A quitação poderá ser feita até o dia 7 de novembro”, esclarece Evandro. Com o Simples Doméstico, o empregado doméstico terá direito trabalhista igual a qualquer outro tipo de empregado.

“O empregado doméstico terá direito a férias, seguro desemprego, INSS, seguro de acidentes de trabalho, multa rescisória. Tudo isso vai facilitar a vida do trabalhador”, acredita o contabilista.

A Caixa Econômica, agenciadora do FGTS, orienta que para realizar o recolhimento do FGTS, o empregador doméstico deve utilizar a inscrição do Cadastro Específico do INSS (CEI) para empregador que já possui esta implementação ou o Cadastro da Pessoa Física (CPF) para os que não estão inscritos na CEI.

A inscrição CPF somente é válida para a guia gerada pelo site do eSocial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES