BC brasileiro ganha credibilidade com alta dos juros,diz publicação

A elevação da meta da taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, anunciada na última quarta pelo Banco Central

Avalie a matéria:
Financial Times | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A publicação britânica Financial Times (FT), em seu blog dedicado às economias emergentes, afirmou nesta sexta-feira que a elevação da meta da taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, anunciada na última quarta pelo Banco Central, ajudou o BC a ganhar "tão necessária" credibilidade que precisa. De acordo com o FT, o presidente do BC, Alexandre Tombini, estava em uma situação onde por um lado a inflação precisa ser contida e, por outro, a elevação de juros poderia ser prejuducial aos olhos do eleitor da presidente Dilma Rousseff.

O FT entrevistou economistas, que disseram que a alta dos preços no Brasil - creditada pelas autoridades à alta do dólar nos últimos meses - têm menos a ver com a oscilação da moeda americana e mais com o modelo "equivocado" de crescimento econômico brasileiro baseado em forte consumo e fraco investimento.

Além disso, o texto afirma que, aos olhos desses economistas, a atitude do BC de aumentar a taxa básica de juros acima do que era esperado pode ter mais a ver com mais uma interferência da presidente Dilam, que agora priorizaria o combate à inflação ao crescimento econômico, do que com maior autonomia do BC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES