FMI diz que pode elevar estimativa de crescimento do Brasil

Afirmação é de Murilo Portugal, um dos executivos do Fundo

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Fundo Monetário Internacional (FMI) admitiu nesta terça-feira (18) que pode elevar a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2010, atualmente em 5,5%.

"É possível que iremos revisar as projeções. No caso do Brasil, pode ter um número maior", disse Murilo Portugal, vice-diretor-gerente do Fundo, a jornalistas, após participar de evento em São Paulo.

A projeção do FMI para a expansão da economia mundial neste ano é de 4,2% e, segundo Portugal, os números preliminares do segundo trimestre indicam que esse ritmo está caminhando como previsto.

No entanto, há grande descompasso entre países desenvolvidos, com desempenho mais fraco, e o bloco emergente, que cresce com mais força. Nesse sentido, alguns países vêm se destacando --caso do Brasil, apontado por Portugal como um dos motores da recuperação econômica global.

"O Brasil já está numa etapa mais avançada da recuperação, e deve continuar apresentando bom desempenho na comparação com os demais países."

Contudo, ele ponderou que é necessário que o país eleve seu nível de investimentos para que consiga manter um crescimento sustentado e promover reformas estruturais. "O desafio, agora, é saber administrar bem tempos de bonança."

O Fundo elevou no final de abril sua previsão de crescimento para a economia do Brasil em 2010 e 2011, para 5,5% e 4,1%, respectivamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES