Alta de investimentos é dificultada pela falta de confiança na Economia

Apesar do barateamento dos investimentos, a falta de confiança no desempenho da economia, que cresce pouco, limita os resultados

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Brasília - Por que o investimento não aumenta se ele está mais barato? Essa é a pergunta que intriga economistas do governo, que passaram mais de três anos formulando e colocando em prática diversas medidas de barateamento de custos para os empresários, como desonerações fiscais e reduções de juros.

Mas, para economistas do mercado, a resposta para a pergunta é simples: falta confiança no desempenho da economia, que cresce pouco e vive com inflação próxima ao teto da meta.

"O que impede a elevação do investimento no Brasil são algumas questões mais estruturais. Temos convivido com baixo crescimento do PIB, o BC está elevando os juros há um ano, e a inflação não cede", disse o economista Rafael Bacciotti, da consultoria Tendências.

"O investimento de fato ficou mais barato no País, e isso pode ter ajudado o nível dos investimentos na economia a permanecer razoavelmente estável nos últimos anos, mas sem uma mudança de rumo que dê confiança aos empresários, apenas reduzir o preço não ajudará a impulsionar investimento."

Em relatório, o economista-chefe da corretora Tullet Prebon, Fernando Montero, afirmou que os ajustes que devem ser feitos na economia "serão mais difíceis", uma vez que a fase de crescimento mais forte do PIB, que permitiu uma expansão do investimento e também dos estímulos para seu barateamento, ficou para trás.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES