Força da economia brasileira atrai as empresas da Espanha

Nos últimos anos, cerca de 50 milhões de brasileiros saíram da pobreza

Avalie a matéria:
Cada vez mais aumenta o número de pequenas e médias empresas espanholas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cada vez mais aumenta o número de pequenas e médias empresas espanholas que veem no Brasil oportunidade de negócio diante da crescente demanda de uma classe média mais forte e com maior poder aquisitivo, e sobretudo pelo ritmo de crescimento sustentado do País.

Nos últimos anos, cerca de 50 milhões de brasileiros saíram da pobreza e se incorporaram a uma classe social com maior poder de despesa que consome desde gastronomia até produtos de alta tecnologia.

O restaurante Entretapas, comandado por Antonio Alcaraz, no Rio de Janeiro, é um exemplo do sucesso que as pequenas e médias empresas espanholas podem ter no Brasil. Os jogos da Copa do Mundo de 2014 que serão disputados no Rio e os Jogos Olímpicos de 2016 na cidade também rendem boas perspectivas para o empresário.

"É uma boa oportunidade, a cidade está se modificando e melhorando toda a área próxima ao porto", disse Alcaraz durante o seminário "Invertir en Brasil. Exportar a Brasil", organizado pela IE Business School e Casa América.

Alcaraz decidiu abrir um negócio no Brasil porque o País "oferecia melhores oportunidades do que a Espanha" neste momento de crise. As vendas no restaurante aumentaram 32% no primeiro ano de funcionamento no Brasil e o empresário espera em 2013 um avanço de 144%.

No entanto, Alcaraz frisou a importância de se conhecer o mercado brasileiro antes de se estabelecer e recomendou entrar no país pelas mãos de um sócio local, já que há um excesso de burocracia e leis.

Ivan Meacope é outro jovem empresário espanhol que decidiu "dar o salto" ao mercado externo após criar um portal na internet, junto com outro sócio, há onze meses. O site Maconverter, que compra e vende produtos de segunda mão da Apple, começou com um investimento de 12 mil euros e multiplicou suas transações em poucos meses.

"Temos muitos visitantes de todo o mundo, sobretudo da China, dos Estados Unidos e do Brasil, e por isso decidimos explorar novos mercados e entrar na América Latina", disse à agência EFE. O empreendedor ressaltou que o Brasil é uma potência que tem um grande poder aquisitivo e uma classe média que demanda alta tecnologia.

Em três meses a plataforma estará em funcionamento no Brasil, mas antes disso os sócios fizeram um estudo de mercado, dos hábitos de consumo e mantiveram contatos com distribuidoras e lojas que podem entrar no portal.

As pequenas e médias empresas espanholas também têm grandes oportunidades de investimento nas infraestrutura de estradas, portos e ferrovias que estão sendo construídas.

O embaixador do Brasil na Espanha, Paulo Cessar de Oliveira, lembrou neste fórum empresarial que o Brasil necessita de obras para tratamento de água e para construção de casas.

O professor do Instituto de Educação e Pesquisa no Brasil, Luca Borroni, assegurou que o País tem muitas pequenas e médias empresas e estas representam 20% de seu PIB e 99% do tecido empresarial. Existem 5,7 milhões de pequenas e médias empresas no Brasil que geram quase 60 milhões de empregos.

A Espanha é o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil. Em 2011, o país recebeu cerca de 4 bilhões de euros de investimento espanhol.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES