Fundo é criticado por criadores do Real

A criação do Fundo Soberano despertou críticas entre os economistas envolvidos com o Plano Real

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cria??o do Fundo Soberano despertou cr?ticas entre os economistas envolvidos com a implementa??o do Plano Real, iniciada em 1993, quando Fernando Henrique Cardoso era ministro. O fundo, anunciado pelo governo federal neste m?s, ? feito com o excedente de reservas internacionais, aplicadas no exterior.

Segundo o governo, o fundo ter? como objetivo garantir uma poupan?a contra crises, apoiar empresas no exterior e retirar d?lares de dentro do pa?s para impedir uma desvaloriza??o maior da moeda norte-americana.

Pedro Malan, que foi ministro da Fazenda na gest?o do ent?o presidente FHC, afirmou que "a experi?ncia mostra que o fundo soberano existe em pa?ses que t?m super?vit no balan?o de pagamentos em conta corrente, o que n?o ? o caso do Brasil. N?o estamos em momento prop?cio para isso".

Para o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco (1997-1999) a cria??o o fundo soberano "um equ?voco absoluto que me lembra diversos tipos de feiti?aria que, no passado se quis fazer com as reservas internacionais, confundindo a exist?ncia dessas reservas em excesso com a id?ia de que tem dinheiro sobrando."

O ex-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econ?mico e Social) Edmar Bacha afirmou que a cria??o do fundo soberano ? uma "m? id?ia". "N?o temos dinheiro para fazer um fundo soberano, ao contr?rio de pa?ses asi?ticos que t?m recurso de sobra e aplicam os excessos no fundo soberano. Aqui vamos nos endividar mais para aplicar no fundo que vai render menos do que vai custar a d?vida com o qual o fundo vai ser comprado", afirmou.

Os tr?s tamb?m criticaram qualquer possibilidade de retomar a CPMF ou imposto similar: "A CPMF j? completou o seu ciclo, j? est? encerrada. Acho que ? uma m? id?ia resgat?-la", afirmou Franco.

O economistas participaram nesta segunda-feira de evento na C?mara do Rio de Janeiro, onde receberam a medalha Pedro Ernesto, condecora??o m?xima do legislativo carioca, em fun??o dos 15 anos da cria??o do Plano Real.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES