G1 registra falta de estrutura, irregularidade das chuvas e insegurança no cerrado do PI

Os grandes produtores rurais que vieram ao Piauí para plantar grãos dizem enfrentar três problemas

G1 registra falta de estrutura, irregularidade das chuvas e insegurança jurídica nos cerrados do Piauí | Fernando Scheller/G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O G1, Portal da Globo, publicou mat?ria do Jornalista Fernando Scheller, de Uru?u?, no Piau?, que registrou os problemas registrados pelo produtores agr?colas no Estado. Confira Mat?ria:

Os grandes produtores rurais que vieram ao Piau? para plantar gr?os dizem enfrentar tr?s problemas principais no estado: a falta de infra-estrutura, a distribui??o irregular das chuvas e a inseguran?a jur?dica.

Apesar de j? haver agricultores estabelecidos no Sul do estado h? mais de dez anos, uma parte dos propriet?rios rurais do Piau? ainda n?o tem os documentos definitivos de propriedade da terra. Embora eles tenham adquirido as propriedades de outras pessoas, a posse das ?reas do cerrado piauiense ? do governo do Estado.

Para Francisco Guedes Alcoforado Filho, ex-diretor do Instituto de Terras do Piau? e atual diretor da Emater (Instituto de Assit?ncia T?cnica e Extens?o Rural) no estado, a situa??o est? sendo contornada. Em 2005, foi editada uma lei que autorizou a venda desses terrenos por pre?os abaixo do mercado a quem j? produzia neles.

Entretanto, ele diz que nem todos os agricultores aceitaram a proposta governamental. Por isso, o governo do estado acionou alguns na Justi?a. Agora, com novas rodadas de negocia?es, deve sair um novo programa de legaliza??o, segundo Hideraldo Dotto, da cooperativa Coopecerrado, que atua no Sul do estado.

?O governador Wellington (Dias, PT) esteve em Uru?u? na semana passada e demonstrou boa vontade em p?r uma pedra (sobre o assunto)?, afirma Dotto.

Infra-estrutura

O escoamento da safra a partir de Uru?u? ? feito em estradas de terra dominadas por buracos e pela eros?o onde s? transitam ?nibus, caminh?es e outros ve?culos de grande porte. Al?m disso, a energia na regi?o cai com facilidade.

?Com certeza, o nosso maior problema ? a infra-estrutura que n?o tem condi??o de (nos) atender. As estradas e as redes de energia est?o bem abaixo do que precisam ser?, diz o produtor rural Corn?lio Adriano Sanders.

Segundo agricultores ouvidos pelo G1 na regi?o, ? comum carretas a caminho da Bunge ? multinacional norte-americana que construiu uma unidade na regi?o ? tombarem durante o percurso, causando a perda da carga e danos aos ve?culos.

Na semana passada, o governo do Estado anunciou em um evento que o in?cio das obras nas estradas da regi?o est? pr?ximo. Mas, segundo os produtores, elas n?o devem fazer diferen?a para o escoamento da produ??o deste ano, uma vez que a colheita acaba no in?cio de maio.

Clima

O clima piauiense tamb?m gera desafios para quem escolheu produzir no estado. De acordo com Paulo Dalto Neto, a distribui??o irregular de chuva pode prejudicar a safra. Por isso, ? preciso aproveitar a ?gua e plantar e colher rapidamente. Na regi?o, o plantio de milhares de hectares geralmente ? feito em 15 dias, com turnos de trabalho que cubram as 24 horas do dia.

Embora os agricultores estejam satisfeitos com a produtividade m?dia de 55 a 60 sacas de soja prevista para este ano, Dalto Neto explica que nem todos os anos s?o bons. ?No ano passado, tivemos as maiores secas dos ?ltimos 30 anos e colhermos 29 sacas por hectare.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp,
clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES