G20 promete manter estímulos à economia mundial

Bolsas de todo o mundo operam em alta nesta segunda-feira (9)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A promessa de ministros de finanças e representantes de bancos centrais das principais nações desenvolvidas e emergentes (grupo conhecido como G20) de que os estímulos à economia serão mantidos até que a retomada esteja consolidada repercutia bem entre investidores. No fim das discussões na cidade escocesa de St. Andrews, durante o fim de semana, os integrantes do G20 avaliaram que, apesar da economia ter melhorado, a recuperação ainda está frágil e dependente de apoio público.

Em dia fraco de indicadores econômicos, a decisão do grupo favorecia o apetite a risco nesta segunda-feira, enfraquecendo o dólar frente a outras divisas, e fortalecendo ações e commodities, como o petróleo, que subia mais de 2%. No segmento global de moedas, o dólar atingiu o menor nível em 15 meses frente a uma cesta de divisas pela manhã, movimento que se refletia nas operções cambiais brasileiras, onde a cotação situava-se no patama de R$ 1,70.

A Bovespa, seguindo os mercados europeu e americano, operava em alta. Análise "Nós vemos elementos que são encorajadores, a confirmação do fato de que evitamos a depressão extrema, mas nós temos elementos que pedem vigilância comum", disse o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, nesta segunda-feira, em Basileia.

Outra notícia que corroborava o tom benigno veio da importante China. A agência de classificação de risco Moody"s elevou a perspectiva para o país de "estável" para "positiva", citando performance "resiliente, robusta e relativamente estável" da economia e o risco "desprezível" de um colapso do balanço de pagamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES