Galípolo e Aquino são aprovados no Senado para diretorias do Banco Central

Após aprovação no Senado, a decisão será comunicada à Presidência da República.

Galípolo e Aquino são aprovados para o Banco Central | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após aprovação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o Senado Federal aprovou, nesta terça-feira, 4, a indicação de Gabriel Calípolo para ocupar o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central. Também foi aprovaa a indicação de Ailton de Aquino Santos para o cargo de diretor de Fiscalização do Banco Central. A decisão será comunicada à Presidência da República.

Os indicados, propostos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), têm potencial para ajudar o governo a superar as resistências enfrentadas dentro da autarquia, atualmente comandada por Roberto Campos Neto.

Gabriel Galípolo, atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, recebeu 39 votos a favor, 12 contra e 1 abstenção. Já Ailton de Aquino Santos, servidor de carreira do BC, obteve 42 votos a favor, 10 contra e 1 abstenção. Na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Galípolo foi aprovado com 23 votos a favor e 2 contra, enquanto Aquino teve 24 votos a favor e 1 contrário.

Durante a sabatina, que durou aproximadamente duas horas e meia, os senadores não fizeram questionamentos incisivos, indicando que as aprovações de Galípolo e Aquino eram prováveis. Os temas mais abordados nas perguntas foram a autonomia do Banco Central, a manutenção da taxa de juros em torno de 13,75% e o endividamento das famílias. Galípolo evitou discutir a Selic.

Galípolo ressaltou que não cabe aos diretores opinar ou estabelecer diretrizes sobre a autonomia do BC, afirmando que eles seguem a legislação vigente. Ele enfatizou que a autonomia não significa agir contrariamente à vontade democrática, destacando que a política econômica é decidida pelo poder eleito e pela vontade das urnas.

Galípolo também destacou os esforços dos Três Poderes para destravar pautas que impulsionam e estabilizam a economia brasileira, resultando na redução das taxas de juros a longo prazo. Ele apontou que as medidas implementadas até o momento produziram valorização da moeda, previsões de um déficit primário menor, aprovação de uma nova regra fiscal, projeções de crescimento mais elevado e menor inflação. Segundo Galípolo, o mercado já projeta taxas de juros mais baixas e cortes futuros na taxa.

Ailton de Aquino Santos mencionou que o endividamento das famílias é um desafio, e apontou o cartão de crédito como o maior vilão nesse contexto. Ele considera o Marco Legal das Garantias essencial para reduzir os juros em todas as modalidades de crédito, além de ressaltar a necessidade de mais concorrência para diminuir as tarifas. Aquino destacou também o encolhimento do quadro de servidores do Banco Central em contraste com o aumento das demandas de fiscalização, o que, em sua opinião, demanda valorização da carreira e a abertura de novos concursos.

Galípolo é formado em Ciências Econômicas, é mestre em Economia Política e é o atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Ele tem 39 anos e em currículo há a fundação da Galípolo Consultoria, da qual foi sócio-diretor até 2022. Entre 2017 e 2021, foi presidente do Banco Fator.

Galípolo também é membro dos conselhos Superior de Economia e de Infraestrutura, ambos da FIES. De 2006 a 2012, Galípolo atuou como professor da graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em disciplinas como Economia Brasileira Contemporânea; Macroeconomia; Economia para Relações Internacionais; Introdução à Ciência Política; História do Pensamento Econômico; Economia Política; entre outras.

Advogado e contador, Aquino é o primeiro negro a fazer parte da diretoria do Banco Central, Aquino vai ser responsável pela supervisão das instituições que formam o Sistema Financeiro Nacional (SFN), tendo como foco no entendimento do modelo de negócios, na liquidez, solvência e viabilidade de cada uma dessas instituições. Desde 1998, Aquino é servidor de carreira do BC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES