Gasolina cara provoca “boom” do álcool nos postos de combustíveis no Piauí

Carros com tecnologia Total Flex não sofreram grande impacto com a greve dos ferroviários no Estado

Gasolina cara provoca "boom" do álcool nos postos de combustíveis no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A falta de gasolina nos postos de combust?veis tem provocado uma mudan?a no comportamento dos motoristas. Com a escassez do produto, a alternativa ? abastecer com ?lcool, combust?vel que at? ent?o n?o tinha "ca?do" no gosto do consumidor. Em alguns postos, a venda chegou a dobrar.

O frentista de um posto da zona Leste da cidade, Evaldo Marques, explica que os carros com a tecnologia Total Flex, que podem ser abastecidos com ?lcool ou gasolina, n?o sofreram grande impacto com a greve dos ferrovi?rios, que prejudicou o abastecimento de gasolina na capital. "Se n?o tem gasolina, o cliente leva ?lcool", diz.

Ainda de acordo com o frentista, grande parte dos consumidores do posto abastece o tanque com gaso- lina. Mas desde que o abastecimento nos postos foi prejudicado, a bomba com ?lcool passou a ser a mais utilizada do posto. Neste posto, o consumo de ?lcool pulou de 1.500 litros di?rios para mais de 3.000. J? o abastecimento de gasolina, antes de 30.000 litros, reduziu para menos de 10.000.

"Em menos de quatro horas a gasolina acabou", acrescenta o frentista. O funcion?rio p?blico Paulo Cerqueira relata que antes pouco abastecia com

?lcool, mesmo com um carro flex. Em sua opini?o, optar por este combust?vel n?o ? t?o vantajoso em Teresina, j? que a diferen?a de pre?o dos dois n?o ? t?o grande.

"Apesar do ?lcool ser mais barato, o consumo ? maior", explica. No entanto, alta no pre?o da gasolina mudou a opini?o do motorista. "Al?m da gente chegar no posto e n?o ter como abastecer, o valor da gasolina subiu muito nos ?ltimos dias".

No entanto, a alternativa n?o atinge todos os motoristas. Os donos de carros mais antigos, movidos somente a gasolina, t?m que procurar bastante at? encontar um posto com gasolina. O motorista Francisco de Oliveira, propriet?rio de um Chevete, diz que encontrou dificuldades para

abastecer o carro. "Em v?rios locais as bombas est?o vazias", diz.

Foi realizada na Procuradoria Regional do Trabalho uma audi?ncia que resultou no in?cio de uma negocia??o que elimina o risco de desabastecimento de combust?vel na cidade de Teresina, presidida pelo chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Jo?o Batista Luzardo Soares Filho, com a participa??o de representantes e advogados da empresa Transnordestina, do Sindicato dos Ferrovi?rios e da Companhia de Trens Metropolitanos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES