Gasolina subirá no “momento certo”, afirma ministro da Fazenda

Segundo ministro da Fazenda, Petrobras não tem dificuldade de caixa.

Mantega lembrou que governo baixou CIDE neste ano para evitar alta | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu nesta quarta-feira (21) que o preço da gasolina será reajustado. Entretanto, ele não informou quando isso acontecerá. Se limitou a dizer que o aumento virá "no momento certo". O ministro é o presidente do Conselho da empresa estatal.

"Temos de ficar felizes que o custo do combustível não está crescendo. Fizemos uma isenção de CIDE, que são R$ 7 bilhões [que o governo deixará de arrecadar] neste ano justamente para não aumentar o preço para a população. Ela [Maria das Graças Foster, presidente da Petrobras] gostaria [que houvesse o aumento]. No momento certo, haverá atualização", declarou Mantega a jornalistas.

De acordo com o ministro da Fazesnda, a Petrobras não tem nenhuma dificuldade de caixa. "Tem um caixa muito maior do que você imagina. É o maior caixa de todas as empresas brasileiras. Ela não tem dificuldade de investimento. Pelo contrário, a dificuldade é dos fornecedores entregarem o produto que foi comprado. Então, nós temos brigado para que eles entreguem as sondas, as plataformas, os navios, para que a gente possa apressar a exploração do petróleo", afirmou ele.

Último aumento

No fim de junho, a Petrobras anunciou um aumento do preço dos combustíveis cobrados nas refinarias. A gasolina teve aumento de 7,83%, e o diesel, de 3,94%, desde 25 de junho.

Entretanto, o Ministério da Fazenda isentou a comercialização destes combustíveis da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). "Dessa forma, os preços, com impostos, cobrados das distribuidoras e pagos pelos consumidores não terão aumento", informou na ocasião.

Como a Cide já está zerada, um eventual novo reajuste seria necessariamente repassado para os preços ao consumidor.

Petrobras

Em outubro, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, afirmou que um aumento de combustíveis no Brasil é algo que ocorrerá "certamente", mas acrescentou que ainda não há prazo para isso acontecer.

"O aumento de combustíveis certamente virá. Quando? Não tem data, é importante dizer", afirmou ela. Graça ressaltou, naquele momento, que o aumento não ocorreria no curto prazo.

"Não há previsão para aumento de combustíveis. Se você olha o longo prazo, médio prazo, eu diria que sim [que haverá alta]. Mas quando você olha o curto prazo, não há previsão para aumento de combustível no país", declarou a presidente da Petrobras na ocasião.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES