Gasto com educação pressiona orçamento familiar em janeiro

O grupo habitação fechou dezembro com inflação de 0,17% e subiu 0,31% em janeiro.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da capital paulista, acelerou para 0,66% em janeiro, após subir 0,61% em dezembro, segundo informou, nesta quinta-feira (2) a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Já em relação à prévia anterior, quando o IPC ficara em 0,68%, o indicador registrou desaceleração.

O segmento de educação teve fortíssima aceleração. Passou de 0,04%, em dezembro para 6,42% no atual levantamento - foi o item que, na variação ponderada, mais contribuiu para a inflação.

O grupo habitação fechou dezembro com inflação de 0,17% e subiu 0,31% em janeiro. Já o grupo alimentação fez caminho inverso. Ficou em 1,44% em dezembro e passou para 0,50% no fechamento de janeiro.

Já o grupo transportes manteve-se em elevação lenta e contínua. De uma variação de 0,23% em dezembro, acelerou para 0,31% em janeiro. Despesas Pessoais apresentou desaceleração. Após inflação de 1,25% no fim de 2011, encerrou janeiro com 0,87%.

Saúde registrou taxa de 0,24% em dezembro e subiu para 0,40% no fechamento - mesmo assim, foi o item que, na variação ponderada, menos contribuiu para a inflação no período. Depois de apresentar alta de 0,38% no último mês de 2011, o segmento vestuário recuou para 0,22% na terceira quadrissemana de janeiro e terminou o mês com aceleração de 0,60%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES