Gigante chinesa Temu busca entrar no Brasil com plataforma de e-commerce

O Pinduoduo figura entre as maiores plataformas de e-commerce da China, ficando atrás apenas do Alibaba em termos de vendas no mercado chinês

Avalie a matéria:
Plataforma busca registro para vencer no Brasil | Bloomberg
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Temu, que opera comércio eletrônico internacional da Pinduoduo e terceira maior plataforma de serviços digitais da China, busca certificação junto à Receita Federal para aderir ao programa Remessa Conforme. Esse programa possibilita que empresas importem mercadorias no valor de até US$ 50 sem a incidência do imposto de importação de 60%, além de facilitar o desembaraço alfandegário.

O QUE É A TEMU

Lançada em 2022 pelo grupo Pinduoduo, a Temu é uma fusão entre a Shopee e a Shein, oferecendo uma ampla gama de produtos que vão desde móveis até eletrônicos, roupas e utensílios domésticos de baixo valor. Com o lema "compre como um bilionário", o aplicativo da Temu estreou fora da China nos Estados Unidos e rapidamente conquistou popularidade, superando as vendas da Shein.

Ranking e valor de mercado

O Pinduoduo figura entre as maiores plataformas de e-commerce da China, ficando atrás apenas do Alibaba em termos de vendas no mercado chinês, o qual já opera no Brasil. O sucesso da empresa se deve à combinação de preços extremamente baixos com uma forte presença nas redes sociais. Em termos de valor de mercado, a Pinduoduo ocupa a terceira posição entre os grupos chineses, ficando atrás apenas do Taobao (plataforma de vendas do Alibaba na China) e do Douyin, proprietário do TikTok.

REMESSA CONFORME

O movimento da empresa para entrar no mercado brasileiro de comércio eletrônico se concretiza com o pedido de adesão ao programa Remessa Conforme. Em vigor desde agosto de 2023, esse programa do Ministério da Fazenda opera por meio de adesão voluntária das empresas participantes, permitindo a isenção do Imposto de Importação para compras de até US$ 50, que antes era de 60%.

COBRANÇA DE ICMS

Além disso, caso o pedido de adesão seja aceito, o programa também possibilitará que a empresa pague o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de 17% sobre compras de qualquer valor. Anteriormente, havia diferentes alíquotas desse imposto estadual para essas transações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES