Governo anuncia poço de petróleo com cerca de 12 bi de barris

Reserva pode ter entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris de óleo, segundo consultoria

Avalie a matéria:
Nova reserva pode ter entre 8 bi e 12 bi de barris | Agência Petrobras
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) deverá anunciar nesta sexta-feira (29) a maior descoberta de petróleo do país no pré-sal do campo de Libra, que fica na Bacia de Santos, com área de aproximadamente 352 mil km2, abrangendo parte do litoral do Rio de Janeiro, toda a faixa litorânea de São Paulo e do Paraná e parte do litoral de Santa Catarina.

Um estudo da consultoria GCA (Gaffney, Cline & Associates) mostra que a jazida de Libra pode ter entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris. A consultoria é a mesma que avaliou para a agência as reservas do pré-sal.

Segundo fontes do setor, a perfuração da área atingiu na manhã desta quarta-feira (28) 6.900 m de profundidade, onde foram encontrados indícios líquidos que podem ser de óleo.

A área pertence à União, e, caso aprovado o novo marco regulatório, poderá integrar o primeiro leilão pelo novo modelo de partilha. Como operadora única do pré-sal, a Petrobras já detém 30% das reservas de Libra, como de todas as outras áreas da região do pré-sal.

A área de Libra está localizada próxima dos blocos BS-4, operado pela Shell, e do BM-S-45, operado pela Petrobras, em parceria com a Shell. Fontes do setor acreditam que, se confirmado o tamanho da megarreserva, ela pode ficar para estes dois blocos.

Na última quinta-feira (28), a Petrobras começou oficialmente a exploração comercial do pré-sal, com a entrada em operação do navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis. A cerimônia, que ocorreu no Rio de Janeiro e marcou o início da extração de óleo, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A embarcação é do modelo FPSO, que significa, na sigla em inglês, unidade flutuante que produz, armazena e exporta óleo e gás. O navio está ancorado em local onde a profundidade da água é de 2.149 m e poderá produzir até 100 mil barris de óleo e processar até 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

A Petrobras anunciou ainda, nesta quarta-feira (27), a descoberta de petróleo no primeiro poço perfurado em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe-Alagoas, no Nordeste brasileiro. A área é explorada pelo consórcio formado pela Petrobras (com 60%) e IBV-Brasil (40%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES