Governo anuncia que Márcio Pochmann vai assumir a presidência do IBGE

Entre 2007 e 2012, ele foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Economista Marcio Pochmann | Erick Júlio/G1 Campinas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma notícia surpreendente nesta quarta-feira (26), o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, anunciou que o economista Marcio Pochmann pode ser o novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, o diretor de pesquisa, Cimar Azeredo, está temporariamente assumindo o cargo, mas a posse oficial de Pochmann ainda não foi agendada.

O ministro Paulo Pimenta declarou que não houve nenhum obstáculo dentro do governo para a escolha de Pochmann como presidente do instituto. Ele ressaltou que a decisão foi tomada após um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não houve qualquer espécie de veto ao nome do economista.

Marcio Pochmann possui uma extensa trajetória no campo econômico e governamental. Entre 2007 e 2012, ele foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e teve participação ativa na transição de governo após a eleição de Lula. Além disso, ele presidiu a Fundação Perseu Abramo, foi candidato do PT à Prefeitura de Campinas em 2012 e 2016, e também dirigiu a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade durante o governo de Marta Suplicy (PT) em São Paulo.

A possível nomeação de Pochmann como presidente do IBGE atraiu a atenção do público e especialistas, devido à sua vasta experiência no campo econômico e às responsabilidades envolvidas na condução do instituto. Aguarda-se agora a definição da data de posse para o cargo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES