Governo decide manter alíquota de imposto de importação do etanol em 20%

Havia expectativa de que imposto fosse zerado nesta terça-feira

Etanol | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara de Comércio Exterior (Camex), fórum que reúne ministros de estado, se reuniu nesta terça-feira (9) e decidiu manter inalterada em 20% a alíquota do Imposto de Importação incidente sobre o etanol proveniente de outros países.

Havia a expectativa de que o imposto pudesse ser zerado nesta reunião. "Se reduzíssemos agora, não teria efeito prático. Há um consenso de que o mercado de etanol se regulariza a partir de abril. Mas a medida vai entrar na pauta de junho [da Camex] e, lá, provavelmente vai zerar [a alíquota]", disse o minsitro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que anunciou a decisão a jornalistas.

Se aprovada, pode valer a partir de julho. O ministro explicou, porém, que a redução teria um caráter mais "diplomático", ou seja, teria por objetivo retirar os entraves à entrada do etanol brasileiro em outros paises. Segundo avaliação de técnicos do Ministério da Agricultura, não compensaria no cenário atual, em termos de preço do produto, importar o etanol dos Estados Unidos, produto feito a partir do milho.

A redução da alíquota de importação é defendida pela União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica). "O pedido [de zeragem do imposto] reflete posição histórica da Unica, que sempre defendeu o livre comércio, sem barreiras tarifárias ou não-tarifárias para os combustíveis renováveis de eficiência energética e ambiental comprovadas, como é o caso do etanol brasileiro de cana-de-açúcar", informa a entidade em sua página na internet.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES