mais

Governo desonera doze produtos no Ceará

Confira os produtos que passam a gozar de redução de 30% no ICMS

O governo do Estado dá com uma mão e tira com a outra. No mesmo instante em que anuncia a desoneração de 17% para 12%, do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 12 novos produtos ? farmacêuticos, de higiene e limpeza e de segurança para motos ?, avisa que, em agosto ou setembro, vai começar a cobrança do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCD), sobre as doações de qualquer ordem, realizadas por pessoas físicas ou jurídicas no ano passado.

Os produtos que passam a gozar de redução de 30% no ICMS são, no setor farmacêutico, o soro fisiológico, a insulina NPH (doméstica) e o paracetamol, a dipirona e o ácido acetilsalicílico genéricos. Na área de higiene e limpeza, o detergente, desinfetante, desodorante líquido spray e a água sanitária. Para estimular o uso de capacete e a instalação de equipamentos de proteção nas motos, justificou o secretário estadual da Fazenda, Mauro Benevides Filho, tais acessórios também terão a alíquota reduzida de 17% para 12%.

O novo pacote de produtos é o segundo anunciado pela Sefaz, que no fim de 2007, concedeu desonerações de ICMS para dez itens da construção civil, como telhas, tijolo artesanal, cerâmicas, do segmento de higiene, como absorvente, pasta dental e de alimentação. Segundo reiterou Mauro Filho, o benefício é parte da política fiscal do Estado que pretende a cada quatro meses, anunciar a desoneração de novos produtos para ´ampliar a arrecadação, com redução de impostos´.

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail