Governo deve cortar impostos para massificar internet

Estudo aponta necessidade reduzir custo do serviço para a baixa renda

Documento sugere ainda uso de celular e televisão para ampliar os acessos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudo divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que o governo federal precisa cortar impostos para ampliar o acesso à internet banda larga entre as famílias de baixa renda no país.

De acordo com o estudo, a desoneração feita pelo governo na produção de computadores não é suficiente para elevar o uso do equipamento como prevê o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), cuja meta é massificar o acesso à internet de alta velocidade no país até o final de 2014.

O estudo sugere ainda que o governo adote outras formas de acesso para perseguir a meta de conectar as famílias de baixa renda à internet, entre elas o uso do celular e até de televisores. Também aponta a necessidade de ampliação da rede de telecentros.

Ainda de acordo com o documento, o preço de R$ 29 a R$ 35 estabelecido para a assinatura do serviço dentro do PNBL, acordado entre o governo e operadoras de telefonia, ainda é muito alto para uma faixa das famílias de baixa renda.

Nesse sentido, o estudo afirma que é necessária a criação de modelos de negócio condizentes com a disponibilidade de renda dessas famílias. Entre as opções estão a oferta de planos pré-pagos e preços fracionados para acesso à internet, de modo a reduzir ainda mais o custo do serviço.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES