Governo espera queda de 20% no preço do arroz nas próximas semanas

Ministro diz que presidente tem preocupação para que a comida seja mais acessível ao povo brasileiro.

MInistros Carlos Fávaro e Paulo Teixeira | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com ministros para discutir a recente escalada nos preços dos alimentos, que impactou significativamente o orçamento dos brasileiros no final de 2023 e início de 2024. O setor de alimentação e bebidas foi identificado como o principal responsável pelo aumento da inflação nesse período, impulsionado por fatores climáticos adversos como altas temperaturas e chuvas volumosas em diversas áreas do país, afetando a produção alimentícia.

O QUE DIZ O MDA: Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, descreveu o aumento como sazonal, enfatizando a importância atribuída pelo presidente à acessibilidade dos alimentos: “É uma preocupação do presidente que a comida seja acessível ao povo brasileiro. Já observamos uma redução nos preços ao produtor, que deve se acentuar ainda mais”.

O QUE ESPERA O MAPA: Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura e Pecuária, revelou que o governo espera uma diminuição de cerca de 20% nos preços do arroz nas próximas semanas. Este ajuste de preços é antecipado para ocorrer entre março e abril, conforme os estoques sejam renovados a custos menores. Fávaro citou as enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por aproximadamente 85% do arroz consumido no Brasil, como uma causa para a instabilidade dos preços, mas notou uma redução no preço ao produtor de R$ 120 para cerca de R$ 100 por saca.

O QUE O GOVERNO DISCUTE: Além disso, foram discutidas mudanças no plano safra 2024/25, visando promover a produção de alimentos essenciais como arroz, feijão, milho, trigo e mandioca, e combater o aumento dos preços. Fávaro mencionou uma queda de 3,5% na produção de feijão, mas espera uma recuperação com o terceiro ciclo de plantio em andamento. Há também preocupações sobre a produção de trigo, com um aumento na produção de cevada, especialmente no Paraná, devido à instalação de grandes cervejarias.

QUAIS PLANOS: Medidas como a facilitação de crédito, formação de estoques públicos e políticas de preço mínimo estão sendo consideradas para reduzir os preços dos alimentos e aumentar a renda dos produtores. A agricultura familiar, em particular, receberá atenção especial por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Fávaro adiantou que medidas adicionais estão sendo estudadas pela equipe econômica para garantir a queda dos preços, enfatizando que tanto agricultores familiares quanto grandes produtores do agronegócio serão beneficiados. Ele também mencionou que o presidente Lula se reunirá com representantes de setores-chave do agronegócio, incluindo fruticultura, cafeicultura, algodão e pecuária, na próxima semana. A reunião também contou com a presença dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Fazenda, Fernando Haddad, além do presidente da Conab, Edegar Pretto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES