Governo estuda mudanças no setor de cartões, afirma Meirelles

Alterações na lei deverão ser necessárias, disse o presidente do BC

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira (20) que o governo federal está estudando medidas para realizar mudanças no funcionamento do setor de cartões. Meirelles disse que o formato ainda não está pronto e que podem ser necessárias mudanças na legislação da área.

Uma das intenções é que o Banco Central passe a regular a área. O presidente do BC participa de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Segundo Meirelles, muitas das mudanças foram negociadas com empresas das áreas. A negociação, segundo ele, foi conduzida pelo Ministério da Justiça com as operadoras de cartões de crédito.

A intenção, de acordo com o presidente do BC, é aumentar a competitividade na área. Uma das mudanças que deverá constar da nova regulamentação é a implementação de que uma máquina que terá de aceitar todas as bandeiras. ?Uma das fontes da baixa competitividade é que cada bandeira tem sua máquina, isso dificulta a entrada de novas bandeiras. Está definido já que haverá uma máquina única para todas as bandeiras. Com isso, temos a possibilidade de novas bandeiras e temos notícias de que instituições estão pensando na criação das próprias bandeiras?.

Outra mudança proposta por Meirelles é que um órgão, que seja vinculado ao BC, faça a regulação deste mercado. O senador ACM Júnior (DEM-BA) destacou que um projeto tramitando na Casa já propõe esta mudança. Meirelles agradeceu a lembrança e destacou que isso deverá mesmo ser feito por forma de lei. ?Não há duvida que deveremos ter uma mudança legislativa a esse respeito?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES