Governo estuda programa para ampĺiar carregadores de carro elétrico no país

O programa tem como objetivo principal expandir a rede de pontos de recarga em todo o país.

Programa do governo vai incentivar carros elétricos no país | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal está elaborando o programa "Corredores Sustentáveis" para aprimorar a infraestrutura de veículos elétricos no Brasil. O programa tem como objetivo principal expandir a rede de pontos de recarga em todo o país, abordando uma preocupação fundamental dos consumidores interessados em carros elétricos: a escassez de estações de abastecimento. Espera-se que o programa seja concluído no início de 2024. 

A iniciativa visa fornecer previsibilidade aos investimentos do setor privado na infraestrutura elétrica, incentivando a produção e aquisição de veículos elétricos no Brasil. O governo planeja incluir o programa no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para priorizá-lo e possibilitar o acesso a recursos da União.

O senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), Presidente da Frente Parlamentar pela Eletromobilidade, diz ter conversado com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também é ministro do Mdic, sobre o assunto e que ele teria demonstrado interesse em expandir a infraestrutura necessária para desenvolver a eletromobilidade no Brasil.

"Ainda é necessário que se crie condições para que se tenha uma infraestrutura maior, e aí sim se justifique as empresas se instalarem aqui no país", afirma em reportagem da Folhapress.

Segundo Cunha, o governo federal está trabalhando no programa para criar essa infraestrutura --que passa principalmente pelos pontos de recarga-- com o objetivo de atrair novos consumidores de carros elétricos.

"A necessidade de se ter hoje no Brasil mais postos de recarga é um dos assuntos mais mencionados por quem está pensando em comprar um automóvel [elétrico]."

Embora ainda não haja detalhes específicos sobre o funcionamento do programa, a expectativa é que ele promova o crescimento da frota de veículos elétricos no Brasil, que já está em ascensão. Empresas e representantes do setor estão dialogando com o governo para contribuir com o projeto, visando expandir a infraestrutura de recarga, um elemento crucial para o desenvolvimento da eletromobilidade no país.

A indústria automobilística brasileira está cada vez mais envolvida na produção de veículos elétricos, e a rede de recarga rápida desempenhará um papel fundamental nesse processo. O programa "Corredores Sustentáveis" busca impulsionar o Brasil como um mercado de energia renovável e descarbonização, enquanto promove a indústria automobilística nacional.

Para alcançar esses objetivos, o governo pode considerar a criação de legislação dedicada à instalação de redes de recarga, oferecer incentivos às distribuidoras de energia para priorizar projetos de recarga e disponibilizar espaços públicos para a instalação de estações de recarga. Além disso, a iniciativa visa proporcionar segurança jurídica e previsibilidade aos investimentos privados no setor.

Com informações da Folhapress



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES