Governo Federal pretende elevar imposto de importados, diz jornal

Com a indústria em crise, o governo quer ampliar os setores agraciados por eventual redução da carga tributária.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo vai elevar o imposto dos importados que concorrerem com os fabricados por setores beneficiados pela desoneração da folha de pagamentos. Pelo modelo-piloto para confecções e calçados, as empresas deixam de recolher os 20% do INSS da folha de pagamentos. Em troca, recolhem 1,5% sobre o faturamento.

Com a indústria em crise, o governo quer ampliar os setores agraciados por eventual redução da carga tributária.

Além disso, os produtos importados que concorrerem com os fabricados pelos setores atendidos pela desoneração da folha passarão a contribuir com aumento da alíquota de PIS/Cofins.

"Hoje a contribuição sobre a folha de pagamentos só onera as empresas brasileiras. Com essa mudança, os importados também pagarão o imposto", explicou um interlocutor do ministro Guido Mantega (Fazenda). "Isso criará isonomia de tributos entre os fabricantes locais e os importados".

Tanto o imposto sobre o faturamento de empresas brasileiras quanto o adicional de PIS/Cofins para importados serão destinados à Previdência. O objetivo é evitar que a perda da arrecadação da folha de pagamentos provoque uma sangria nas contas da seguridade social.

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse ontem que o governo "está convidando" todos os segmentos da indústria que se interessarem pela desoneração da folha a apresentarem propostas para o governo. Fabricantes de máquinas e equipamentos e de produtos têxteis já demonstraram interesse em obter o benefício. O único empecilho é a fixação da alíquota que incidirá sobre o faturamento. Para o setor têxtil, uma alíquota superior a 1% do faturamento não é interessante.

"Foi o que aconteceu no setor de confecções. O governo fixou a alíquota de 1,5% e, no setor, o clima é de desalento. Não houve qualquer vantagem", disse Alfredo Bomduki, presidente do Sintêxtil de São Paulo.

O setor de máquinas e equipamentos já entregou proposta à Fazenda: "Não será uma grande vantagem, mas já dá um refresco", afirmou o presidente da Abimaq (associação que reúne os fabricantes), Luiz Aubert Neto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES