Governo Federal revoga limite de 400 km de distância a voos do Santos Dumont

Apesar da revogação, o governo federal continuará a impor restrições às operações do aeroporto, incluindo um limite de 6,5 milhões de passageiros por ano

Governo Federal revoga limite de 400 km de distância a voos do Santos Dumont | Foto: Casa Civil/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) tomou a decisão de revogar a resolução que anteriormente restringia os voos que partiam ou chegavam ao Aeroporto Santos Dumont a uma distância máxima de 400 quilômetros. Publicada em agosto deste ano, a Conac-MPOR 1/2023 buscava limitar as operações no terminal localizado no centro do Rio de Janeiro. A revogação dessa medida foi oficializada nesta quinta-feira (9) por meio do Diário Oficial da União.

Apesar da revogação, o governo federal continuará a impor restrições às operações do aeroporto, incluindo um limite de 6,5 milhões de passageiros por ano, conforme anunciado pelo Ministério de Portos e Aeroportos em comunicado na quarta-feira (8), com validade a partir de janeiro de 2024.

Dados governamentais indicam que, em 2022, o Santos Dumont registrou aproximadamente 10 milhões de passageiros. A decisão de alterar essa regra foi tomada após extensas discussões com a prefeitura do Rio de Janeiro, o governo estadual, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Tribunal de Contas da União (TCU), companhias aéreas, concessionárias de aeroportos e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), entidade estatal responsável pela administração do Santos Dumont.

A imposição de limites às operações do Santos Dumont atendeu a uma solicitação dos governos municipal e estadual do Rio, visando a ampliação das operações no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Tom Jobim/Galeão), que vinha enfrentando uma redução em sua movimentação nos últimos anos.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES