Governo incentiva rede de comércio familiar

O objetivo da Refap é organizar os mercadinhos de bairro por meio de associações e prepará-los para enfrentar a concorrência

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Rede de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos (Refap), coordenada pela Conab, lançou semana passada a marca da primeira central de varejistas do Piauí. A Super 10 é formada por 23 pequenos comerciantes e terá atuação na região metropolitana de Teresina.

O objetivo da Refap é organizar os mercadinhos de bairro por meio de associações e prepará-los para enfrentar a concorrência com os grandes varejos. Um dos benefícios deste modelo é a compra de produtos em melhores condições, de fornecedores nacionais e regionais, dando mais vantagens aos clientes consumidores. Um dos produtos vendidos pela Super 10 é o leite adquirido de agricultores familiares por meio dos programas da Conab.

A Companhia também ajuda os pequenos mercados na organização, logística e comercial, e presta informações sobre a criação formal da rede, obtenção do CNJP e Inscrição Estadual. De acordo com o técnico José Ribamar Flor da Silva, a nova central piauiense deve concluir esse processo até o final do ano, quando será lançada oficialmente. ?Entretanto, os comerciantes já podem começar a operar?, diz ele. No momento, todas as 23 lojas estão sendo reformadas com base no novo padrão de layout, que envolve a pintura e a aplicação da marca da central.

Tarifa Social - Para facilitar a compra dos produtos de fornecedores, os varejistas do Piauí já contam com o benefício da Tarifa Social: um acordo firmado pela Conab em que eles têm 30 dias para armazenar os seus produtos em armazéns da Companhia. A grande vantagem é a redução no custo de transporte, podendo o comprador concentrar as mercadorias adquiridas em uma unidade próxima ao seu negócio. Atualmente, existem três armazéns em Teresina que oferecem este serviço.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES