Governo prorroga redução de IPI para materiais de construção até dezembro

De acordo com Mantega, a medida terá impacto no crescimento da economia

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que o governo vai prorrogar a redução da alíquota de Imposto sobre Produto Industrializados (IPI) a zero até dezembro.

Adotada em abril do ano passado em meio à série de medidas fiscais do governo para estimular a economia abalada pela crise de setembro de 2008, a isenção deveria valer por seis meses, mas fora estendida em dezembro para até junho deste ano.

"Com o prazo final em junho, há uma concentração de pedidos (de materiais de construção) que está atrapalhando e encarecendo os preços. Essa medida vem no sentido de diminuir essa pressão, essa afobação", afirmou Mantega.

"Estamos estendendo a redução de IPI até o final do ano, até 31 de dezembro deste ano, de modo que possamos desafogar essa pressão que está havendo no setor."

De acordo com Mantega, a medida terá impacto no crescimento da economia, uma vez que o setor de construção tem importante peso da formação bruta de capital fixo.

"Contribui para manter uma taxa de crescimento elevada. O setor de materiais de construção contribui para a formação bruta de capital fixo, ou seja, para investimento. De 40 a 50 por cento da formação bruta vêm desse setor."

Mantega explicou que a lista permanece a mesma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES