Graça Foster toma posse na Presidência da Petrobras; saiba!

Graça Foster entrou na empresa como estagiária, em 1978

Aplaudidos por Dilma e por autoridades, José Sérgio Gabrielli passa a presidência da Petrobras a Graça Foster | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tomou posse na tarde desta segunda-feira (13) a nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster. A engenheira substitui no cargo José Sergio Gabrielli, que recebeu convite do governador da Bahia, Jacques Wagner, para participar do governo do estado.

Em seu discurso de posse, Graça Foster, como é conhecida, lembrou de sua história na estatal, onde começou como estagiária no centro de pesquisa em 1978.

?Há mais de 30 anos andamos juntos, crachá e eu. Aqui, todos os dias, registro mais um capítulo de minha história. Uma história que já conta com mais de 10 mil capítulos?.

A nova presidente da estatal afirmou que sua gestão à frente da empresa será de "continuidade", e que se sente preparada para assumir o desafio do cargo. "(A presidência da Petrobras é) um grande desafio. Um desafio maior que o somatório de todos os desafios que enfrentei até chegar ao dia de hoje. Sinto-me preparada", afirmou.

?Primeira mulher do mundo?

Durante o discurso de posse, o momento em que Graça Foster foi mais aplaudida foi quando destacou que é ?a primeira mulher do mundo a comandar uma empresa de petróleo deste porte?.

Em seguida, Graça destacou que vai seguir a risca o plano de negócios da estatal e as metas previstas. ?Sempre com foco na disciplina de capital, no cumprimento das metas e prazos, sem descuidar dos aspectos de segurança e ambiental?, enfatizou a nova presidente da Petrobras.

Graça Foster também reforçou a importância de haver conteúdo nacional nos negócios da companhia. ?Recentemente, o Conselho de Administração aprovou a política de diretrizes corporativas de conteúdo local da Petrobras, que estabelece a uniformização dos critérios de medição e cobrança de conteúdo local nas contratações para toda a companhia, afinal, temos um investimento de US$ 224,7 bilhões e uma estimativa de produção de 6 milhões de barris por dia até 2020?, afirmou.

A nova presidente da Petrobras ressaltou o fato de contar com uma diretoria essencialmente técnica no comando da estatal. ?Sinto-me confiante porque tenho comigo uma equipe de diretores técnicos, formados pela companhia, aguerridos e conscientes de seu papel e de suas responsabilidades perante os acionistas e à sociedade brasileira?, disse.

Novos diretores

A presidente anunciou os dois novos diretores da Petrobras. Para comandar a Diretoria de Gás Energia, cargo que Graça Foster ocupava até hoje, entra José Alcides Santana Santoro Martins. ?Com 32 anos de Petrobras, que, até agora, vinha exercendo a função de gerente-executivo de operações e participações em geração de energia elétrica?, ressaltou ela.

?Para substituir o querido diretor Guilherme Estrella, na área de Exploração e Produção, assume José Miranda Formilho Filho, com 28 anos de companhia, que até então atuava como gerente-executivo do Pré-Sal?, complementou a nova presidente. A frente das outras quatro diretorias, permanecem os antigos diretores: Almir Barbassa, diretor-financeiro e de relações com investidores, Paulo Roberto Costa, na Diretoria de Abastecimento, Renato Duque, na Diretoria de Engenharia e Serviços, e Jorge Zelada, na Diretoria da Área Internacional.

Choro ao agradecer Lula

Graça Foster destacou que, entre as prioridades está o avanço na produção no pré-sal, na construção das refinarias e no aumento da participação de produção de etanol. ?Também vamos fortalecer relações com parceiros na América Latina e na África, sem descuidar do relacionamento com os parceiros em outros 27 países?, afirmou.

Ao encerrar o discurso, agradecendo a Deus e à família, Graça Foster, visivelmente emocionada, não conteve as lágrimas e chorou ao agradecer ao ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva: ?Agradeço ao presidente Lula pelo estímulo e apoio em tantos momentos da minha jornada profissional.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES