Greve dos Correios continua em 23 estados mais o Distrito Federal

Movimento foi encerrado apenas no RJ, RO, RN e Grande SP e Bauru. Segundo federação, categoria aguarda julgamento de dissídio pelo TST.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A greve dos trabalhadores dos Correiosxcontinua em 23 estados, mais o Distrito Federal nesta sexta-feira, informaram nesta segunda-feira (23) os Correios e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).

De acordo com a empresa, nesta segunda, 93,05% dos empregados (estão trabalhando normalmente. Entre os empregados da área operacional (carteiros, atendentes e operadores de triagem e transbordo), o índice de trabalhadores presentes é de 91,77%. Segundo os Correios, o número é apurado por meio de sistema eletrônico de presença.

Já a federação afirma, contudo, que cerca de 70% da área operacional aderiu à greve. Segundo a Fentect, a paralisação permanecerá por tempo indeterminado até o julgamento do dissídio Tribunal Superior do Trabalho (TST) ou uma reabertura das negociações.

Os Correios informam que a empresa "empreendeu todos os esforços junto à Fentect para fechar o acordo" e que aguarda a definição da data do julgamento no TST, "o que não impede, porém, que outros sindicatos aceitem a proposta oferecida pela empresa e assinem o acordo", diz.

Embora algumas paralisações tenham começado no dia 12, a greve geral aprovada pelos sindicatos da Fentect foi deflagrada oficialmente em todo o país no dia 17.

Até o momento, o movimento foi encerrado apenas no Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte e Região Metropolitana de São Paulo e Bauru (SP). No Rio Grande do Norte, o acordo foi assinado na quarta-feira (18). Nos demais, o movimento foi encerrado na sexta-feira (13).

A empresa informa que apesar da greve, a rede de atendimento está aberta em todo Brasil e que os únicos serviços que não estão disponíveis são os de postagem, entrega e coleta de encomendas com hora marcada nos locais com paralisação deflagrada.

Reivindicação

Segundo a Fentect, a categoria pede 15% de aumento real, mais reposição da inflação entre agosto de 2012 e julho deste ano, reposição das perdas salariais desde o plano real, entrega de correspondências pela manhã em todo o país, entre outras reivindicações.

Os Correios oferecem reajuste de 8% nos salários (reposição da inflação do período, de 6,27%, com ganho real de mais de 1,7%) e reajuste de 6,27% nos benefícios, entre outros.

Na terça-feira (17), uma reunião entre os dois lados no Tribunal Superior do Trabalho (TST) terminou sem acordo e o Tribunal determinou a distribuição do dissídio para julgamento, em data a ser definida.

Sobre as outras reivindicações, os Correios afirmam que já assumiu o compromisso de ampliar a entrega matutina, hoje realizada em três estados, e que trabalha na realização do próximo concurso para contratação de novos funcionários



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES