Haddad descarta socorro a empresa aéreas com dinheiro do governo

Ministro da Fazenda afirmou que uma proposta deve ser apresentada ao setor ainda em fevereiro.

Haddad descarta socorro a empresa aéreas com dinheiro do governo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (5) que não está em pauta a possibilidade de um socorro às empresas aéreas "com recursos do Tesouro". Ele indicou que uma proposta para o setor será apresentada ainda neste mês.

"Nós vamos entender melhor o que está acontecendo e não existe socorro com dinheiro do Tesouro. [...] O que está eventualmente na mesa é viabilizar uma reestruturação do setor, mas que não envolva despesa primária", afirmou.

O governo está preocupado com a situação financeira das empresas aéreas, que até hoje não se recuperaram do período mais agudo da pandemia de Covid-19. A situação também tem impacto nos altos preços de passagens registrados recentemente.

No atual cenário, o governo está considerando diversas alternativas para auxiliar as companhias aéreas, como o Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O FNAC, que conta com aproximadamente R$ 7 bilhões, está direcionado para a infraestrutura aeroportuária, o que exigiria uma mudança na natureza do fundo por meio de legislação. Conceder empréstimos com esse fundo demandaria também uma alteração na lei orçamentária de 2024. O FNAC, de natureza contábil e financeira, recebe aportes na conta única do Tesouro Nacional, contribuindo para as receitas do governo no cumprimento da meta fiscal.

Assim, utilizar o fundo para concessão de empréstimos pode conflitar com a meta da equipe econômica de eliminar o déficit primário em 2024. Questionado sobre o assunto, Haddad afirmou que "pode haver um socorro ao setor, mas não envolverá despesa primária; não estamos considerando essa opção".

Uma das queixas das empresas é o alto custo do combustível usado pelas aeronaves, o querosene de aviação (QAV). Segundo Haddad, o preço tem diminuído e não deveria justificar o valor das passagens aéreas.

"Vamos esclarecer aqui que o preço do querosene de aviação caiu durante o nosso governo. Quer dizer, o preço do querosene não poder ser justificativa para o aumento do custo da passagem aérea", declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES