Haddad diz que PIB cresce em ritmo '3 vezes superior' ao esperado

De acordo com o IBGE, a economia brasileira cresceu 0,9% no 2º trimestre de 2023, acima das expectativas do mercado financeiro.

Haddad diz que PIB cresce em ritmo '3 vezes superior' ao esperado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fernando Haddad (PT), o ministro da Fazenda, abordou os dados referentes ao Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 1º de setembro de 2023.

No 2º trimestre de 2023, a economia brasileira registrou um crescimento de 0,9%, superando as expectativas do mercado financeiro, que eram de 0,3%. Em comparação com o mesmo período de 2022, o PIB do Brasil apresentou um aumento de 3,4%. No acumulado do 1º semestre de 2023, o crescimento foi de 3,7%.

"A gente fica feliz que as projeções do início do ano, feitas pelo Ministério da Fazenda, que era um crescimento superior a 2%, estão sendo superadas, e o crescimento do PIB desse ano deve atingir a marca de 3%", disse o ministro da Fazenda.

"Eu quero lembrar que, nessa mesma época, as projeções médias do mercado eram de um crescimento inferior a 1%. Portanto, em relação ao que estava sendo projetado para a economia brasileira no começo do ano pelo mercado, nós estamos com um crescimento três vezes superior ao que estava sendo pensado", disse Haddad.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), também enfatizou que os resultados do PIB brasileiro estão fortalecendo a agenda do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Este governo enviou um conjunto de medidas ao Congresso Nacional com o objetivo de reorganizar a situação econômica do país.

Entre as medidas destacadas por Haddad estão o novo arcabouço fiscal, que já recebeu aprovação na Câmara dos Deputados, e a reforma tributária, que atualmente está em tramitação no Senado Federal. O ministro expressou sua disponibilidade para colaborar com as lideranças do Congresso Nacional a fim de que as demais medidas avancem.

"Tem muito trabalho pela frente para a gente consolidar o marco fiscal e as projeções para o ano que vem. Há ainda, com naturalidade, muitos questionamentos sobre como vai ser o ano de 2024. Mas eu tenho segurança de que, se nós aprovarmos esse conjunto de medidas que foi para a Câmara dos Deputados, nós vamos continuar colhendo os frutos de uma melhoria na percepção da economia brasileira", prosseguiu.

O ministro reforçou que outros projetos em tramitação no Congresso podem ajudar a destravar o ambiente de negócios no país. Em específico, Haddad citou a proposta chamada de Marco Legal das Garantias, que trata das condições exigidas para realização de penhora, hipoteca ou em caso de transferência de imóvel para pagamento de dívida (alienação fiduciária).

O Senado aprovou há cerca de um mês o projeto, mas como o conteúdo da matéria foi alterado pelos senadores, o projeto terá de passar por mais uma rodada de votação na Câmara.

"Nós entendemos que o Marco de Garantias pode alavancar o mercado de crédito no Brasil de forma importante e vai coincidir com a segunda fase do programa Desenrola, que ocorrerá no mês de agosto. [...] Se o Marco de Garantias estiver aprovado, nós podemos incrementar o consumo das famílias, que estarão menos endividadas e com maior poder de compra", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES