“Herança” da crise mundial será sentida até 2010 na indústria, dizem economistas

Com a notícia da retomada do crescimento, o governo federal já prevê crescimento de 1%

Crise com efeitos até 2010 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil saiu da recessão ao crescer 1,9% no 2º trimestre, após dois trimestres de retração da economia. A divulgação do resultado que mostra alívio para a economia brasileira quase coincidiu com o aniversário de primeiro ano do agravamento da crise, marcada pela quebra do banco americano Lehman Brothers, em 15 de setembro de 2008.

Com a notícia da retomada do crescimento, o governo federal já prevê crescimento de 1% para este ano e avanço de cerca de 4,5% para 2010. Entretanto, segundo especialistas ouvidos pelo G1, setores mais afetados pela crise, como a indústria, só se recuperam a partir do meio do ano que vem.

O economista João Manuel Cardoso de Mello, diretor da Facamp (Faculdades de Campinas), prevê que, diferentemente do que tem estimado o governo, o Brasil deve fechar o ano com variação negativa do PIB, entre -0,5% e -1%. Para 2010, ele acredita que haja expansão, mas não no mesmo ritmo observado nos últimos anos.

?Eu acho que o país vai crescer, mas não 4% como vínhamos fazendo ultimamente. Vamos devagarzinho, porque esse panorama mundial não é muito favorável?, diz ele.

Indústria: marcha lenta

Luiza Rodrigues, economista do banco Santander, acredita que ?a indústria terá uma melhora bem lenta, coerente com a recuperação dos Estados Unidos e da Argentina?. Ela lembra que esses países são importantes parceiros comerciais do Brasil e foi justamente a queda das exportações que mais impactou a indústria brasileira.

?Só no meio de 2010 é que a indústria deve recuperar o uso da capacidade instalada que tinha em 2010?, diz a economista. O uso da capacidade instalada é uma medida de ociosidade da indústria. Se as empresas ainda podem aumentar sua produção sem comprar máquinas e aumentar instalações, têm menos motivos para fazer investimentos e contratações, o que impulsionaria ainda mais a economia.

De acordo com Evaldo Alves, professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a demanda por bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos e carros, foi mantida no mercado interno por conta dos estímulos dados pelo governo, como a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). ?Mas isso não compensou a queda das exportações?, diz ele.

Por conta disso, o investimento teve no primeiro trimestre a maior queda desde 1996, início da série histórica. ?O investimento nem começou a se recuperar?, diz Luiza Rodrigues. ?No segundo trimestre o empresário ainda estava desconfiado se a situação ia mesmo melhorar?, diz a economista do Santander, que acredita em melhora só a partir do terceiro trimestre de 2010.

Ela lembra que o impacto da crise na indústria fez com que o emprego no setor caísse por nove meses seguidos. ?Só em julho passou a haver uma tímida recuperação."

Mundo

Para Evaldo Alves, os países emergentes estão saindo mais rapidamente da crise. Segundo o economista da FGV, ?o Brasil não é o mais rápido nem o mais ágil [entre eles, mas] está começando a sair da crise".

Mello vê uma retomada do crescimento econômico mundial ainda distante. Na avaliação dele, os principais desafios para que a economia global volte aos tempos de expansão são a regulação do sistema financeiro e definir como será o novo modelo econômico mundial.

?É preciso definir qual o padrão de crescimento que é possível. É impossível repetir o que se fez no passado, [como o] modelo de basear o crescimento no consumo dos EUA. Depois da crise, isso já não funciona?, afirmou.

Na opinião de Mello, a crise mudou definitivamente o papel de cada país no cenário econômico mundial: principalmente dos EUA, que perderam a hegemonia observada nos últimos anos, e a China, que se destaca como motor da economia global.

?[Essa mudança] será definitiva. Nenhum país terá a hegemonia que os EUA tiveram nos últimos anos. Apesar disso, ele continuará um país importante devido ao tamanho de sua economia, que representa 25% da demanda mundial?, diz o economista da Facamp.

Salários e preços

Para Luiza, do Santander, o impacto da crise não foi pior no Brasil principalmente por causa do aumento do salário mínimo. ?Isso trouxe um impulso para a massa salarial. A demanda interna está alta. E ano que vem o reajuste deve ser ainda maior?, diz ela.

Nos últimos anos, em acordo com sindicalistas, o governo se comprometeu a adicionar à variação da inflação o crescimento do PIB de dois anos antes. Portanto, em 2010, o aumento refletirá a expansão em 2008, que ficou acima de 5% no país.

O economista da FGV diz acreditar que a economia brasileira está mudando. ?A economia está se voltando mais ao mercado interno para tentar sair da crise. ?Mas é um processo lento, são dois ou três anos de recuperação.?

Para a inflação, as perspectivas também são boas em 2010. ?Caiu muito a demanda, não há quase pressão inflacionária?, diz Alves. Segundo Luiza, a inflação no Brasil é composta por 70% de preços livres e 30% de preços administrados, como conta de luz, água e telefone. ?Como a inflação pelo IGP-M [taxa usada para reajustar as tarifas] será baixa, isso vai compensar outros preços que vão subir?, explica.

Para o emprego, porém, Alves prevê que só daqui a dois a três anos o país volte a ter o nível de ocupação que tinha antes do início da crise.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES