Meirelles nega mudanças devido ao ano eleitoral

Presidente do banco ressalta importância da comunicação da instituição com sociedade

Avalie a matéria:
Meirelles | R7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse nesta sexta-feira (26), em discurso, que o calendário eleitoral não afeta as decisões da instituição. Meirelles falou durante a posse do novo diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, Carlos Hamilton Vasconcelos de Araújo.

- Enganam-se aqueles que esperam mudanças na conduta do BC em função do calendário cívico. Meirelles reforçou ainda que o banco se comunica com o mercado basicamente por meio de dois documentos, as notas das reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária) e os relatórios de inflação.

- Esses documentos possuem a dimensão e a extensão necessária e suficiente para conter todas as informações necessárias para o diagnóstico do BC, bem como os critérios e lógica de suas decisões.

O presidente reforçou que a sociedade deve ter contato com esses documentos, e não se pautar apenas na interpretação de analistas de mercado e jornalistas. - Nesse contexto, é importante que a sociedade procure analisar os documentos, bem como pronunciamentos de autoridades monetárias pelo que está escrito ou dito e não pela interpretação de agentes, analistas ou jornalistas.

A indicação de Hamilton havia sido feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi aprovada na última quarta-feira (24) pelo plenário do Senado. A aprovação recebeu 32 votos favoráveis e 12 contrários .O cargo era ocupado por Maria Celina Berardinelli Arraes. Carlos Hamilton Vasconcelos de Araújo nasceu em Sobral (CE), é engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Ceará, e doutor em economia pela Fundação Getúlio Vargas. Ele é funcionário de carreira do Banco Central desde 1992 e ocupou diversos cargos, entre eles o de chefe da Mesa de Operações e do Departamento de Pesquisa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES