Homossexuais ganham direito de declarar parceiro como dependente para Receita

A inclusão de dependentes na declaração do IR dá direito a dedução de R$ 1.808,28 no tributo a pagar

Casais homossexuais | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional deve publicar nos próximos dias parecer que trata do direito de homossexuais declararem seus parceiros ou parceiras como dependentes para a Receita Federal e obterem dedução do Imposto de Renda. Apesar de o órgão ligado ao Ministério da Fazenda não se pronunciar oficialmente sobre o teor do documento, há garantias de que o governo é favorável e que deverá publicá-lo no Diário Oficial com o aval do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A consulta à Procuradoria foi feita por uma servidora pública que pretende incluir sua companheira como dependente no Imposto de Renda. Segundo a agência de notícias oficial do governo, o órgão jurídico do ministério equipara a situação com a dos casais heterossexuais que vivem em uniões estáveis. "O direito tributário não se presta à regulamentação e organização das conveniências ou opções sexuais dos contribuintes", cita o texto.

"A afirmação da homossexualidade da união, preferência individual constitucionalmente garantida, não pode servir de empecilho à fruição de direitos assegurados à união heterossexual", acrescenta a agência que teve acesso ao Parecer 1.503/2010. A inclusão de dependentes na declaração do IR dá direito a dedução de R$ 1.808,28 no tributo a pagar e pode aumentar o valor da restituição de quem preenche o formulário completo.

A Receita Federal não comentou o assunto, mas a partir da publicação, o órgão deve estabelecer as normas para o recebimento. Apesar de o direito civil brasileiro não reconhecer as uniões entre pessoas do mesmo sexo, decisões da Justiça têm dado benefícios a esses casais, como herança e benefícios previdenciários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES