Hortas hiônicas serão expandidas pela Prefeitura de Teresina

Hortas hiônicas serão expandidas pela Prefeitura de Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina, atrav?s do superintendente de Desenvolvimento Rural, Paulo Fortes, coordena nacionalmente o projeto Hionia, que consiste no desenvolvimento do cultivo de hortali?as sem contato com o solo. O projeto existe em Teresina h? dois anos e ? realizado em parceria com a Funda??o Padre Antonio Dante Civiero ? FUNACI, a Universidade Federal do Piau?, a Organiza??o das Na?es Unidas para Agricultura e Alimenta??o e a Universidade de P?dua, na It?lia.

O projeto de hortas hi?nicas visa a melhoria da alimenta??o das comunidades mais carentes e, tamb?m, a conseq?ente gera??o de renda para as fam?lias atendidas. A planta se desenvolve em um substrato inerte, que tem o objetivo de aliment?-la. Estudos da Universidade de P?dua demonstram que a forma de cultivo mais eficiente para o clima de Teresina ? o substrato s?lido, executado com a utiliza??o de dois sistemas: o de caixas e o de garrafas pet.

O sistema de garrafas pet ? constitu?do de fileiras de oito garrafas, sendo cada uma conectada com a outra. Em todas as garrafas s?o feitos dois furos, o que permite a coloca??o das plantas a serem cultivadas. Uma vez colocado o substrato, fornecido atrav?s da Unidade de Compostagem e Processamento de Coco Verde da Prefeitura de Teresina, a cultura ? transplantada. Esse sistema j? foi testado com v?rias esp?cies de verduras mas, segundo os t?cnicos, a alface foi a que obteve melhor desenvolvimento.

O projeto Hionia beneficia atualmente as comunidades Eliza Romaro, Anita Ferraz, Socopo, Divino Esp?rito Santo, Vila Nova, Soinho, Baix?o do Carlos, al?m do Hospital S?o Carlos Borromeu. De acordo com Nicola Michelon, doutor em agronomia pela Universidade de P?dua, It?lia, e um dos coordenadores do projeto em Teresina, as hortas hi?nicas t?m o objetivo de fazer com que os beneficiados possam melhorar sua alimenta??o. ?N?o ? costume deles comer hortali?as. Al?m da cultura, tem o custo que n?o permite. Com o cultivo das verduras em garrafas pet, 97 fam?lias j? introduziram verduras na alimenta??o. O projeto est? dando t?o certo que a demanda aumentou e j? come?amos a vender as hortali?as?, comentou Nicola Michelon.

O coordenador nacional do projeto Hionia e superintendente de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Teresina, Paulo Fortes, informou que o processo de venda das hortali?as est? em fase inicial, sendo vendido apenas o excedente da produ??o. Ainda de acordo com Paulo Fortes, com o aumento da demanda, o projeto passar? por uma amplia??o cujo objetivo ? produzir 100 hortali?as por dia em cada ponto de produ??o: ?Atendemos 507 crian?as e 28 estudantes das Escolas Fam?lia Agr?cola nas localidades Soinho e Baix?o do Carlos. A amplia??o permitir? que as hortali?as sejam comercializadas em mercados e restaurantes de Teresina, o que contribuir? para o aumento da renda das fam?lias?, assegurou.

Dentre as a?es para amplia??o do projeto Hionia, a Prefeitura de Teresina pagar? uma bolsa-aux?lio a oito estudantes das Escolas Fam?lia Agr?cola que mais se destacam no cultivo de hortas hi?nicas e iniciar? uma campanha para arrecada??o de garrafas pet. Os pontos de arrecada??o das garrafas pet s?o na Rua S?o Francisco, 1301, rodovia PI 112, km 07, bairro Socopo, e tamb?m na Unidade de Compostagem e Processamento de Coco Verde da Prefeitura de Teresina, situada no bairro Pedra Mole.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES