Hotéis e resorts registraram uma ocupação de 60% em 2022, diz MTur

Uma das ações prioritárias da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, para estimular e fortalecer ainda mais o turismo no país neste ano, é a articulação governamental para redução das passagens aéreas

Hoteis | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ocupação hoteleira no ano passado chegou a 59,2%. Nos resorts, a taxa atingiu 60%. Os dados são da pesquisa do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (InFOHB) e do Radar Resorts Brasil, respectivamente. Em 2022, dois anos após a pandemia da Covid-19, o setor iniciou a recuperação da atividade, que ainda opera abaixo do registrado em 2019.

O estudo da InFOHB envolveu 444 hotéis de redes associadas responsáveis por 70.440 unidades habitacionais (UHs) e traz um comparativo com o ano de 2019, ano pré-pandemia, quando a ocupação registrou 59,3%. O levantamento também analisou a ocupação hoteleira em 2022 por região. A taxa de ocupação registrou decréscimo apenas na região Sudeste (-1,5%). As demais regiões apresentaram percentual positivos: 3,4% no Centro Oeste; 0,1% no Nordeste; 6,9% no Norte e 0,4% no Sul.

Ocupação de hoteis registraram alta (MTur)

Já o Radar Resorts Brasil analisou uma amostra de aproximadamente 27 resorts e 10.597 quartos. Segundo a publicação, a ocupação dos resorts de praia foi menor em 2022, na comparação com 2019. Caiu de 80% para 71%, impactando na taxa geral do ano. Segundo a publicação, um fator que pode ter contribuído para essa retração é o preço alto das passagens aéreas.

100 DIAS – Atuar para reduzir o preço das passagens aéreas é um dos eixos de ação para os primeiros 100 dias de governo. O objetivo é democratizar o acesso da população à aviação no país, dando a possibilidade de que mais pessoas possam se deslocar pelo país e, consequentemente, ampliar a ocupação hoteleira – um dos mais de 50 segmentos que integram a cadeia produtiva do turismo.

“Já iniciamos as conversas com representantes do segmento aéreo e órgãos governamentais para análise do cenário, identificação de gargalos e busca de soluções para reduzir o preço das passagens aéreas no país”, explicou a ministra Daniela Carneiro.

O plano, lançado no início do mês para os 100 primeiros dias de governo, está dividido em cinco eixos estratégicos: Diálogo; Sustentabilidade e mudanças climáticas; Carnaval; Estruturação de destinos e redução do preço das passagens aéreas para democratizar o acesso da população à aviação no país.

SOBRE OS ESTUDOS 

O informativo elaborado pela FOHB é mensal e apresenta os principais indicadores de desempenho da hotelaria no Brasil – taxa de ocupação, diária média e RevPAR (indicador que evidencia a performance do hotel) – em algumas das maiores cidades do país.

Já o Radar Resorts Brasil é um relatório trimestral com informações relevantes para o setor com o objetivo de ajudar na tomada de decisão, no acompanhamento do desempenho dos empreendimentos e no desenvolvimento estruturado do setor. Os dados são informados diretamente de propriedades, marcas e empresas controladoras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES