IBGE anuncia queda da produção industrial brasileira após dez altas consecutivas

O IBGE indicou queda na produção industrial, que vinha seguindo um aumento considerável

Avalie a matéria:
Queda na indústria | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A produção industrial registrou queda de 0,2% em novembro frente a outubro, interrompendo uma sequência de dez altas consecutivas, informou nesta quarta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Trata-se da primeira queda desde dezembro de 2008 --quando a queda foi de 12,7%.

De janeiro a outubro, a produção industrial acumulou ganho de 19,4% desde dezembro de 2008. No acumulado dos últimos 12 meses houve queda de 9,7% e entre janeiro e novembro houve retração de 9,3%, ante o mesmo período de 2008.

Em relação a novembro em 2008, a indústria registrou alta de 5,1%, primeira em 12 meses. Em outubro, a produção industrial havia subido 2,3% sobre o mês imediatamente anterior (dado revisado; a leitura anterior mostrava alta de 2,2%).

A Pesquisa Industrial Mensal demonstra que houve recuo de produção em 15 dos 27 ramos pesquisados em novembro, na comparação com o mês anterior. A principal influência no resultado geral ficou por conta do segmento de veículos automotores, com queda de 2,2%.

Em seguida vêm os segmentos de outros equipamentos de transportes (-7,2%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-2,9%).

Por outro lado, os principais resultados positivos foram constatados na produção de máquinas e equipamentos (3,9%) e refino de petróleo e produção de álcool (3,5%).

Entre as categorias de uso, os bens de consumo duráveis tiveram queda de 4,8% frente a outubro. Em relação a novembro de 2008, no entanto, houve alta de 26,3%.

A produção de bens intermediários teve alta de 2,1% frente a outubro, e de 5,2% em relação a novembro de 2008.

Já a produção de bens de capital teve elevação de 6,1% frente a outubro, mas teve recuo de 2,5% contra novembro de 2008.

Por fim, a produção de bens de consumo semi e não duráveis caiu 0,6% em novembro, na comparação com outubro. Em relação a igual período em 2008, verificou-se elevação de 1,8%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES