Ibge destaca produção de 1,4 milhão de toneladas de grãos nos cerrados do Piauí

Em poucos anos, o Estado saltou da condição de pequeno para grande produtor de grãos

Ibge destaca produção de 1,4 milhão de toneladas de grãos nos cerrados do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piau? j? tem quase um milh?o de hectares de terras ocupados pela cultura de arroz, feij?o, milho e soja que, nos Cerrados e demais regi?es, representam produ??o de 1,4 milh?o de toneladas. Em poucos anos, o Estado saltou da condi??o de pequeno para grande produtor de gr?os, inserindo-o entre os principais do Nordeste. O governador Wellington Dias recebeu um relat?rio completo sobre a evolu??o da produ??o de gr?os realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE).

Ao tomar conhecimento dos dados, o governador Wellington Dias fez quest?o de repass?-los ? Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Banco do Nordeste do Brasil, Programa de Combate ? Pobreza Rural (PCPR), Cr?dito Fundi?rio, Minist?rio do Desenvolvimento Agr?rio (MDA) e Instituto Nacional de Coloniza??o e Reforma Agr?ria (Incra).

Os n?meros da produ??o agr?cola do Piau? foram levantados pelo IBGE e comunicados ao Governo do Estado. No documento, o instituto destaca o crescimento da ?rea plantada que saltou dos 891.1239 para 906.825 hectares. A maior produ??o est? concentrada nos Cerrados, que responde por 1.037,547 toneladas, enquanto as demais regi?es entraram com 438.679 toneladas.

Nos Cerrados, a produ??o de arroz, feij?o, milho e soja ocupa uma ?rea de 317.083 hectares e 589.742 hectares nas demais regi?es. Os n?meros mostram a evolu??o da agricultura nas ?reas em que se utilizam modernas tecnologias, resultando em produtividade bem maior que naquelas em que os m?todos de plantio, manejo da lavoura e colheita s?o os tradicionais.

O salto de produ??o do Estado, em rela??o ao ano passado, tamb?m ? espetacular, observando-se os dados fornecidos pelo IBGE. Em 2007, numa ?rea plantada de 891 mil hectares a produ??o alcan?ou apenas 838 mil toneladas, enquanto que em 2008 para uma ?rea plantada de 906 mil hectares a produ??o atingiu cifras superiores a 1,4 milh?o de toneladas.

Os dados do IBGE apresentam crescimento que vem se fortalecendo a cada ano, comprovando que o Piau? saiu da situa??o de pequeno produtor registrada em 1996, quando atingiu a produ??o de 3.966 toneladas em 563 mil hectares plantados para os dados atuais que empurram o Estado a posi??o consider?vel em compara??o com as demais ?reas produtoras de gr?os do Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES