Ibovespa ganha força após anúncio de mudança no regime de meta da inflação

O principal indicador da Bolsa brasileira (B3) avançou diante da expectativa do mercado de mudanças no regime de metas de inflação

Ibovespa ganha força com mudança na meta de inflação | Diana Cheng/Money Times
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ibovespa ganhou força nesta quinta-feira (29), registrando alta de 1,46%, atingindo 118.383 pontos. O principal indicador da Bolsa brasileira (B3) avançou diante da expectativa do mercado de mudanças no regime de metas de inflação: o regime de metas de inflação deixará de seguir o ano-calendário e será contínuo. O dólar ficou estável frente ao real, com queda de 0,01%, a R$ 4,847 na compra e na venda.

As alterações foram confirmadas pelo Ministro da Fazenda, Ferrnando Haddad, nesta tarde, em entrevista coletiva, ao lado da Ministra do Planejamento, Simone Tebet. Haddad confirmou que o Brasil passará a adotar uma meta contínua de inflação a partir de 2025 — ano em que haverá uma mudança na presidência do Banco Central. O ministro também confirmou que não haverá mudanças na própria meta, como era amplamente esperado.

"Adotaremos a meta contínua a partir de 2025. Eu já tinha manifestado a minha simpatia sobre a mudança no ano-calendário", disse Haddad. "O índice de preços tem mostrado queda acentuada, por isso, decidimos manter a meta à luz dos indicadores econômicos", acrescentou.

Na ocasião, o ministro disse ter a expectativa de cortes consistentes na taxa de juros a partir de agosto, quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central volta a se reunir. "Estamos falando de 13,75% ao ano contra inflação projetada de 3,1%. Não é uma questão política, estou falando de matemática, uma operação bem simples", afirmou Haddad.

Relatório trimestral da inflação

Também nesta quinta-feira (29), o Banco Central (BC) anunciou uma revisão positiva em sua estimativa de crescimento para a economia brasileira em 2023, segundo o Relatório Trimestral de Inflação desta quinta-feira (29). A projeção foi elevada para 2,0%, em comparação aos 1,2% estimados em março. O BC projeta um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) negativo em 0,08% para junho, no entanto, alertou que o cenário ainda indica uma desaceleração da atividade econômica neste ano. 

A próxima reunião do Comitê de Política Montária (Copom), agendada para agosto, poderá trazer decisões importantes sobre a política monetária, tendo em vista a possibilidade de um afrouxamento parcial das taxas de juros

De acordo com a plataforma TradeMap, apenas seis ações que compõem a carteira do Ibovespa encerraram o dia em baixa. As maiores altas foram registradas pelo Pão de Açúcar (PCAR3, 13,00%), o grupo educacional Yduqs (YDUQ3, 10,08%) e JBS (JBSS3, 6,67%). As maiores baixas ficaram com 3R Petroleum (RRRP3, -1,04%), Klabin (KLBN11, -0,65%) e Taesa (TAEE11, -0,3%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES