IGP-M de 2023 encerra ano em queda, mas com menor taxa de variação desde 1989

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que compõe 60% do IGP-M, reflete os preços no atacado e teve uma alta de 0,97% em dezembro.

O IGP-M calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil | Divulgação_FGV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Getulio Vargas (FGV) anunciou que o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) apresentou um aumento de 0,74% em dezembro, superando os 0,59% registrados em novembro. Apesar disso, o IGP-M encerrou o ano de 2023 com uma queda acumulada de 3,18%, marcando a menor taxa de variação anual registrada na série histórica, que iniciou em 1989.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que compõe 60% do IGP-M e reflete os preços no atacado, teve uma alta de 0,97% em dezembro. No entanto, ao longo do ano, registrou a maior queda da série histórica, com uma diminuição de 5,60%. Itens como soja, milho e óleo diesel foram os principais responsáveis por essa redução.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30% no índice geral, desacelerou em dezembro, marcando uma alta de 0,14%, após o aumento de 0,42% em novembro. No acumulado do ano, fechou com uma alta de 3,40%. Gasolina, plano de saúde e aluguel residencial foram os principais fatores que influenciaram esse resultado.

No setor de construção civil, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,26% em dezembro, comparado ao aumento de 0,10% em novembro. No ano, fechou com uma alta de 3,32%.

O IGP-M, que calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil, encerra o período de coleta entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. Vale destacar que, mesmo com a aceleração do IGP-M em dezembro, os dados do IPCA-15 divulgados hoje ficaram dentro da banda de tolerância da meta oficial de inflação, encerrando 2023 com uma alta de 4,72%. O centro da meta, medido pelo IPCA, é de 3,25% para o ano, com uma tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Com informações da Reuters via Brasil 247



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES