Inflação de aluguel sobe menos que 2%

Reajuste do minério de ferro impulsionou avanço do índice.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), índice usado como base de reajuste na maioria dos contratos de aluguel, acelerou, mas menos que o esperado, pressionada por aumentos de custos no atacado e na construção civil, devido, respectivamente, ao reajuste do minério de ferro e a dissídios salariais.

O indicador subiu 1,06% na segunda prévia de junho, após alta de 0,95% em igual período de maio, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

Economistas consultados pela Reuters previam uma taxa de 1,55%, segundo a mediana de 10 previsões que oscilaram de 1,29 a 1,85%.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) aumentou 1,37% na segunda leitura de junho, contra 1,19% na de maio.

O IPA agrícola caiu 0,24%, após alta anterior de 0,80%, enquanto o IPA industrial acelerou o avanço para 1,88%, ante 1,32% na segunda prévia de maio.

A maior alta individual de preços foi do minério de ferro, que foi reajustado recentemente, com elevação de 32,61% agora, ante 27,16% antes. Seguiram farelo de soja, soja em grão, milho em grão e leite in natura.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 2,09% na segunda prévia de junho, acima da alta de 0,66% na segunda de maio.

Reajustes salariais elevaram o componente Mão de obra em 3,21% nesta leitura, contra 0,81% na anterior.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) caiu em 0,20% na segunda leitura deste mês, seguindo a alta de 0,45% na segunda prévia de maio.

Os preços do grupo Alimentação recuaram 1,49%, contra alta anterior de 0,56%. Os de Saúde e cuidados pessoais desaceleraram a alta pela metade, para 0,45%. Já os custos de Vestuário avançaram mais, em 1,09%.

As principais quedas de preços de itens individuais no varejo foram de batata-inglesa, tomate, açúcar refinado, leite longa vida e álcool combustível.

No ano, o IGP-M acumula avanço de 5,90% e nos últimos 12 meses, de 5,39%.

O IGP-M da segunda prévia mediu os preços de 21 de maio a 10 de junho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES