Imposto no país é alto e difícil de pagar, afirma setor de franquias

Ricardo Camargo, criticou a dificuldade que os empresários enfrentam para pagar impostos

O problema afeta a produtividade das empresas | Uol Economia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além da tradicional reclamação dos empresários de que os impostos no Brasil são altos, o diretor-executivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Ricardo Camargo, criticou a dificuldade que os empresários enfrentam para pagar impostos no país durante entrevista coletiva na abertura da feira de franquias em São Paulo.

"No Brasil, é preciso ter quatro profissionais da área contábil para fazer a mesma tarefa que um norte-americano faz no país dele. Aqui, você precisa ter um time de advogados e administradores para entender como recolhe determinado imposto. O que nós queremos é a simplificação do sistema e maior facilidade para pagar os tributos."

O problema afeta a produtividade das empresas e eleva os custos do negócio, diz. Para Camargo, reduzir o número de impostos mesmo que o valor pago pelos empresários não diminua já seria uma solução para os que não se enquadram no imposto Simples Nacional --que atende empresas com faturamento de até R$ 3,6 milhões ao ano.

Em março, a ABF assinou uma carta conjunta com o WFC (Conselho Mundial de Franchising) pedindo o fim da cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviços) sobre os royalties pagos ao franqueador.

A carta será encaminhada ao STF (Supremo Tribunal Federal). "O Brasil é o único país no mundo que acha que royalties é um serviço e não faz parte do contrato de franquia", disse.

"Já perdemos as esperanças na reforma tributária. Já houve várias propostas de mudanças no sistema, mas nenhuma foi aprovada e nenhuma está em análise no Congresso", afirmou.

Custo do frete encarece mercadorias e serviços prestados

Durante a entrevista, Camargo criticou a infraestrutura de logística do país. Segundo ele, o preço do frete para transporte de mercadorias no Brasil é um dos mais altos do mundo, o que eleva o custo do empresário e, consequentemente, do produto ou serviço.

"Nossas estradas estão em condições precárias, temos portos ineficientes e aeroportos que estão começando a melhorar, mas que ainda não dão conta da demanda. Tudo isso afeta a margem de quem atua em franquias", afirmou.

Em 2013, o setor de franquias faturou R$ 115 bilhões, alta de 11,9% em relação ao ano anterior. Para 2014, a expectativa da entidade é crescer 10% em receita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES