Inadimplência cresce nos 3 primeiros meses do ano

Mesmo com esse aumento desde o dia 1º de abril já se registra uma tendência do consumidor para regularizar sua situação.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como já era esperado por muitos lojistas, a inadimplência do Piauí cresceu nos três primeiros meses do ano. É justamente nos primeiros meses de 2010, passada a euforia das compras do final de ano e com a chegada de despesas como material escolar, IPTU, IPVA que as contas se acumulam e o consumidor acaba não tendo como pagar tantas despesas. Por conta disso, é justamente nos meses de janeiro, fevereiro e março que muitas pessoas passam a integrar a lista dos devedores no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

De acordo com Luís Antônio Veloso, vice-presidente do Sindicado dos Lojistas do Comércio de Teresina (Sindilojas), esse aumento de pessoas com o nome sujo é uma tendência dos primeiros meses do ano, mas já em abril foi observado um restabelecimento do crédito. ?Em comparação a abril de 2009, este mês obteve um maior número de inadimplentes, cerca de 10,8% a mais de devedores constando no cadastro do SPC, mas isso é normal, tendo em vista que o volume de vendas aumentou em relação ao ano anterior?, explica.

Mesmo com esse aumento, o certo é que, desde o dia 1º de abril já se registra uma tendência do consumidor a procurar as lojas onde têm débitos em atraso para regularizar sua situação. De acordo com o Sindilojas, 50% das pessoas que estavam com o nome sujo em março já quitaram suas dívidas e recuperaram o crédito no mercado. ?Isso é normal, é justamente nesses mês que as pessoas que estavam sufocadas com suas contas começam a se recuperar e tendem a quitar seus débitos?, afirma Luís Antônio Veloso.

Os índices de inadimplência atuais não chegam a preocupar os lojistas que continuam animados com a boa conjuntura econômica de 2010, revelando um mercado aquecido, com expectativas positivas para a geração de empregos e evolução na renda. Fatores que em si já contribuem para a queda na inadimplência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES