Inadimplência do comércio recua 0,27% em junho, informam lojistas

No semestre, porém, inadimplência sobe 0,09%, informam CNDL/SPC

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de inadimplência do comércio varejista recuou 0,27% em junho deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo informou nesta sexta-feira (6) a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Trata-se da segunda queda, nesta base de comparação, deste ano. Em março, o indicador já havia recuado 11,95%. Na parcial do primeiro semestre deste ano, ainda segundo informações dos lojistas, houve um pequeno aumento de 0,09% na taxa de inadimplência.

"A baixa inadimplência é um indicador de que parte das famílias está conseguindo pagar em dias suas contas", avaliou a CNDL, em conjunto com o SPC Brasil. "Isso é bom, visto que a inadimplência era a grande preocupação que a sociedade vinha demonstrando. A razão para essa queda da inadimplência é que as contas com prazos mais curtos tendem a ser pagas com mais facilidade", avaliou o consultor da CNDl/SPC Brasil, Nelson Barrizzelli.

Consultas e cancelamentos de registros

A CNDL e o SPC Brasil disseram ainda que o número de consultas para compras a prazo e para pagamentos com cheques (indicador relacionado com o volume de vendas) recuou 2,8% em junho de 2012, na comparação com o igual período do ano anterior. Esta foi a primeira queda desde março de 2010. Na parcial do ano, o indicador avançou 3,7%.

Os dados da CNDL/SPC Brasil mostram, porém, que houve uma queda de 1,1% no cancelamento dos registros (de inadimplência) em junho, contra o mesmo mês de 2011. Nos seis primeiros meses de 2012, o cancelamento de registros de inadimplência subiu 1,55%.

Metodologia

A CNDL lembra que sua base de dados incorpora os grandes e pequenos varejistas, mas não inclui as operações com cartões de crédito. As transações com cartões de crédito absorvem cerca de 20% do volume total de operações, segundo estimativas da entidade. Os dados da CNDL envolvem, porém, a consulta em mais de 150 milhões cadastros de pessoa física (CPF) de consumidores em 800 mil pontos de vendas credenciados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES