Inadimplência sobe para 5,9% e bate recorde

A inadimplência subiu em julho pelo oitavo mês seguido e chegou ao nível recorde de 5,9%

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A inadimplência subiu em julho pelo oitavo mês seguido e chegou ao nível recorde de 5,9%, de acordo com o relatório de crédito do Banco Central divulgado hoje. Antes da piora na crise financeira, estava em 4%. Considerando apenas as empresas, a inadimplência também registrou a oitava alta seguida, de 3,4% para 3,8%.

Em setembro do ano passado, estava em 1,6%. Em relação às pessoas físicas, a taxa ficou estável pelo terceiro mês, no nível recorde de 8,6% dos empréstimos do sistema bancário. São considerados inadimplentes os empréstimos com atraso superior a 90 dias. Isso significa que o indicador ainda reflete os efeitos da crise internacional de crédito, que provocou alta dos juros e redução dos empréstimos.

Juros

A taxa de inadimplência continuou subindo em julho, apesar da queda nos juros bancários. Segundo o BC, a taxa geral de juros caiu pelo oitavo mês seguido, de 36,6% em junho para 36% ao ano em julho. Trata-se da menor taxa desde dezembro de 2007 (33,8% ao ano).

Houve queda tanto nos juros para pessoas físicas (de 45,6% para 44,9% a.a.) como jurídicas (de 27,4% para 26,7% a.a.). Também houve queda no "spread" bancário, a diferença entre a taxa de captação dos bancos e os juros cobrados nos empréstimos para os clientes. Segundo o BC, o "spread" caiu de 27,2 pontos percentuais para 26,8 pontos no mês passado.

A taxa, porém, ainda está acima da registrada em setembro (26,4 p.p.), época do agravamento da crise. Apesar da queda nos juros ao consumidor, a taxa do cheque especial voltou a subir e chegou a 167,3% ao ano (contra 167% em 2008), depois da queda registrada no mês anterior. O crédito pessoal caiu de 45,6% para 44,8% ao ano. Na aquisição de veículos, ficou estável em 26,9% ao ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES