Inadimplência tem quinta alta mensal seguida

Dívidas com cartão de crédito e financeiras puxaram crescimento.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inadimplência dos consumidores avançou pelo quinto mês consecutivo, registrando crescimento de 1,6% em setembro, na comparação com o mês anterior. De acordo com o indicador Serasa Experian, essa foi a maior alta para meses de setembro desde 2000, ano em que o indicador foi criado. O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (15).

Na comparação anual, a inadimplência aumentou 15,3%, o maior resultado desde março de 2009. No acumulado no ano, de janeiro a setembro, a taxa tem alta de 1,8%, segundo a Serasa, que atribui esses aumentos às compras parceladas nas datas comemorativas e nos feriados prolongados.

Falta de pagamento relativa a gastos com cartão de crédito e financeiras registrou alta pelo sétimo mês seguido. De acordo com a Serasa, essa modalidade puxou o crescimento do índice, contribuindo com 2,5% no resultado.

As dívidas com os bancos também registraram aumento, mas em menor intensidade, de 0,2%, contribuindo com 0,1% no indicador da Serasa. Inadimplência relativa a títulos protestados e cheques sem fundos recuou e contribuíram negativamente com 0,2% e 0,8%.

Valor das dívidas

De janeiro a setembro, o valor médio das dívidas com cheques sem fundos cresceu 29,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os valores dos débitos referentes a títulos protestados tiveram alta de 6,9% e a cartões de crédito e financeiras, de 4,9%. Já os valores das dívidas com os bancos recuou 1,6%, a única queda no período.

Perspectivas

De acordo com os economistas da Serasa, a perspectiva é de que a inadimplência sofra pressões em outubro, por causa do Dia das Crianças. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, essa foi a melhor data para o comércio neste até agora, com crescimento de 12% nas vendas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES